quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Chuvas intensas causam transtornos na região Central

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

As chuvas intensas dos últimos quatro dias estão preocupando moradores e causando transtornos na região Central. Em Rio Claro, nos últimos três dias, choveu 144 milímetros, quantia esperada para o mês inteiro. A Defesa Civil atendeu 30 ocorrências durante a madrugada desta quarta-feira (30). A cidade já registra 18 pontos de alagamento. Durante a madrugada, a Avenida Visconde de Rio Claro ficou alagada.

Uma rua do Jardim das Palmeiras ficou destruída por causada erosão. A força da água quase levou a boca de lobo ladeira abaixo. O problema já é antigo. “Desde fevereiro do ano passado. A preocupação era chegar ao asfalto. Isso vai começar a prejudicar as casas por isso a gente tem que fazer alguma coisa”, disse o vendedor Ademir Uliano.

A Defesa Civil fez um relatório e vai discutir com a empresa que administra o esgoto e o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) para tentar uma solução.

A chuva também causou estragos em outros pontos. O lago azul transbordou pela primeira vez neste ano. “O sistema do lago azul é preparado, mas devido ao grande volume de chuvas acabou causando o transbordamento”, disse o diretor da Defesa Civil da cidade, Danilo de Almeida.

O Rio Corumbataí corre o risco de transbordar. “As pessoas que moram na área de risco já foram informadas e nós estamos monitorando a previsão com sistema de radar e satélite”, explicou Almeida.

A Rua 17 do Jardim Novo Venzel foi invadida pela água na tarde de terça-feira (29). O mato alto em um terreno entope os bueiros e agrava o problema. “Outros moradores já haviam pedido antes a limpeza, mas não vieram e nem verificaram o estado”, reclamou o técnico em química José Aparecido Freshi.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Claro informou que na rua não há tubulação para escoar a água da chuva e que um projeto já foi elaborado. As obras estão previstas para 2010. A secretaria de Obras está fazendo um mutirão de limpeza das bocas de lobo e bueiros.

Região

Em Araraquara, choveu 48,2 milímetros das 9h de terça até 9h de quarta, sendo o dia que mais choveu no mês. Na cidade, o previsto era chover 233,9 milímetros no mês e, até agora, choveu 304,7 milímetros, cerca de 30% a mais. Ao todo, já choveu em 23 dias do mês. A Defesa Civil prevê mais chuvas fortes. Araraquara tem 11 pontos de risco de alagamento.

A situação também é preocupante em Santa Cruz da Conceição. De acordo com a Polícia Militar, a represa da cidade está transbordando. Por enquanto, não há informações sobre alagamento.

Já em São Carlos, de 0h de terça (28) até 7h de quarta (30) choveu 109,5 milímetros, o dia que mais choveu no mês de dezembro.


Eptv

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates