quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

São Carlos - Pacientes do SUS receberão remédios com data marcada

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A partir de 2010, os medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) serão distribuídos com data marcada, para evitar que o paciente vá até um posto e não encontre o remédio. O Ministério da Saúde criou um programa que promete organizar o atendimento, que atualmente gera muitas reclamações.

Na maioira dos municípios não há um controle dos medicamentos disponíveis na rede pública. Em São Carlos, por exemplo, os medicamentos são comprados de acordo com a procura semanal nas unidades de saúde. “Pode tanto exceder, como ocorrer a falta”, disse o chefe da divisão de assistência farmacêutica de São Carlos, José Vitor dos Santos Bassetto.

A nova ferramenta ajudará os municípios na distribuição e controle do estoque de medicamentos. O Ministério da Saúde lançou um programa de computador e as prefeituras já podem se cadastrar para receber o sistema. Com a tecnologia, os pacientes do SUS receberão os remédios em um dia determinado.

Há seis anos, a dona de casa Rose Orlando descobriu um problema na tireóide. Ela toma um medicamento que é retirado todos os dias no posto de saúde. Para isso, ela já enfrentou filas de espera e, muitas vezes, não conseguiu o remédio. “Falaram: não tem, volte outro dia. Isso é muito difícil, porque a gente sai de casa com tanto compromisso e chega lá para ouvir um não depois de tanta espera. Indo lá na data certa, não terá mais problemas", disse.

Além de trazer mais facilidade para quem precisa do medicamento, o novo sistema evitará o desperdício. Segundo o Ministério da Saúde, muitas pessoas passam por vários postos para pegar o mesmo remédio e, em muitos casos, não retornam ao médico para continuar o tratamento. “O sistema também prestará uma informação escrita quando houver falta e quando o paciente terá que retornar para pegá-lo”, explicou o diretor de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior.

O projeto já está sendo testado e os profissionais da saúde serão treinados para usar o novo programa. A partir de abril de 2010, todos os municípios poderão usar o sistema gratuitamente. Mais informações podem ser obtidas no site http://portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm

Eptv

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates