terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Ibaté tem redução da mortalidade infantil

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010


Trabalho exaustivo do município trouxe maior desenvolvimento à cidade


Uma série medidas adotadas pela Prefeitura de Ibaté, através do Departamento Municipal de Saúde, reduziu a taxa de mortalidade infantil. Um dos fatos é o investimento feito na cidade: Ibaté fechou 2009 com 28,29% do orçamento municipal voltado à saúde municipal – o mínimo para os municípios, estabelecido por lei, é de 15%.

Antes da administração do prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, a cada 1000 crianças, 26 morriam antes de completar um ano de idade.

Agora a diferença é muito grande: a cada 1000 nascimentos, há 15,7 óbitos. O objetivo de Zé Parrella é reduzir cada vez mais este índice.

De acordo com o prefeito, o bom resultado foi atingido graças a uma série de fatores. “Temos consciência que a educação é a base de tudo. É muito importante que as pessoas tenham informações sobre como evitar uma gravidez indesejada e como se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis. Também temos realizado um trabalho de prevenção e orientação dos nossos jovens, e quando uma ibateense engravida, damos todo o apoio a essa mãe, proporcionando com o corpo médico da nossa cidade, uma gestação bem acompanhada e um parto bem conduzido, num local muito bem estruturado, no nosso Hospital Municipal”, diz.

As mulheres são atendidas pelo mesmo ginecologista do início ao final da gravidez. Caso elas deixem de comparecer aos exames, as agentes de saúde entram em ação e localizam essas mães para que elas voltem a fazer seus exames.

De acordo com o assessor geral do Departamento de Saúde, Caio Martins de Oliveira, Ibaté não tinha uma política voltada de combate à mortalidade infantil. “Quando iniciamos esse trabalho com as mães, nossas agentes de saúde batiam de porta em porta, cadastrando mulheres grávidas para realizar o pré-natal, pois esse cuidado é muito importante para que a mulher tenha uma gestação bem sucedida. Os aparelhos e infra-estrutura que nossa cidade oferece são de excelente qualidade, seja com o aparelho de ultrassom, com imagem 3D colorido, em que o médico pode ver exatamente de quantas semanas a mulher está grávida e assim, fazer um trabalho focado. Tudo isso contribui para que as mães levem a gestação a termo”, diz.

Além da infra-estrutura, as ibateenses contam com o atendimento médico, que é excelente e bem distribuído por toda a cidade.

O Ambulatório Médico Municipal Dr. Ivo Morganti e o Centro de Saúde contam com ginecologistas. Por isso, esses dois locais são os mais procurados pelas ibateenses grávidas, porém, Zé Parrella enfatiza que, atualmente, os postos do Programa de Saúde da Família (PSF), do Icaraí, Mariana, Popular, Jardim Cruzado e Esfer têm médicos preparados para realizar o atendimento pré-natal das mulheres, além da UBS (Unidade Básica de Saúde) que entrou em funcionamento no começo do ano.

A procura desse atendimento em PSF’s ainda é baixa, pois muitas gestantes preferem ir até o centro da cidade, no Ambulatório ou no Centro de Saúde. “Os médicos dos PSF’s são muito preparados para atender as mães. Se a mãe quiser fazer seu pré-natal no PSF do bairro onde mora, por exemplo, ela pode ir, pois será muito bem recebida por nossos médicos, onde quer que ela vá”, explica.

Os moradores do Jardim Cruzado, um dos bairros mais populosos da cidade, recebe o atendimento de um ginecologista na Unidade Básica de Saúde (UBS).

No momento de ter o bebê, as gestantes contam com uma infra-estrutura de primeiro mundo no Hospital e Maternidade Municipal, que realiza cerca de 30 partos por mês, em média.


ASSISTÊNCIA SOCIAL - É fundamental que a mãe tenha uma alimentação saudável e uma boa saúde para não perder a criança num aborto espontâneo. Pensando nisso, o prefeito Zé Parrella disponibilizou às famílias carentes, um amparo maior, com o excelente trabalho desenvolvido pela equipe do Departamento de Promoção e Bem-Estar Social, que dá toda a assistência às mães, com a doação de alimentos, remédios e leite para o bebê.


A mortalidade infantil é um dos parâmetros utilizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) na análise do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Quanto menor é a taxa de mortalidade infantil, mais desenvolvida é a região, cidade, estado ou país.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates