quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Matão - Prefeitura realiza oficina de “Jogos e Brincadeiras Indígenas”

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Os interessados terão até o dia 26 para fazer a inscrição na Casa da Cultura

A Prefeitura de Matão, através do Departamento de Cultura, abriu inscrições para a oficina “Jogos e Brincadeiras Indígenas”. A inscrição é gratuita e deve ser feita na Casa da Cultura “Prefeito Armando Bambozzi”. As vagas são limitadas.
A oficina será coordenada pelo professor Fabiano Maranhão, que já esteve em Matão realizando a oficina de Dança Afro. “O professor Fabiano é excelente, por isso ficamos muito felizes em trazê-lo novamente para essa oficina que, além de ser muito interessante, fortalece e estimula o aprendizado dos povos indígenas, sobretudo do povo Kalapalo”, explicou, Lygia Simão Nicolucci, Diretora do Departamento de Cultura.
De acordo com o professor, o projeto consiste em socializar, descobrir, vivenciar e refletir sobre uma educação multiétnica. Através do projeto, rompe-se com o modelo etnocêntrico, auxiliando no cumprimento da Lei 11.645/08, que altera um artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com o objetivo de fortalecer e estimular o estudo sobre a cultura afro e indígena em sala de aula da rede oficial de ensino no país. “Temos muito a aprender com a cultura indígena, verdadeiros ancestrais desta terra”, explicou o professor Fabiano Maranhão, que acrescentou: “O brincar entre os indígenas, sobretudo para o grupo Kalapalo, é a própria vida do adulto, e em todas as atividades há a expressão da cosmologia que dá sentido a vida e justifica a cultura desta etnia. Cultivando relações sociais pacíficas e uma compreensão sensível sobre a natureza e suas espécies, seus integrantes demonstram a coerência de uma compreensão de mundo inseparável da pratica do dia-dia”.
Os interessados em participar da oficina podem obter mais informações pelo telefone 3382-6640.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Matão

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates