segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

São Carlos - Rosas Negras encerra desfile com chances de ser novamente campeã

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010











A atual campeã do carnaval de São Carlos, Rosas Negras apresentou um desfile empolgante na avenida na noite deste domingo. Como sempre a escola do Tangará ganhou a simpatia do público presente e é uma forte candidata ao título de novo.

A escola apresentou o enredo “No coração de São Carlos uma alma sambista “Odette dos Santos” composto por Anderson Luis de Jesus Vitalino (Lozano) e interpretado por Ricardo, Silas, Simpson.

O enredo falou de Odette dos santos (1929-1991), nascida em 27 de Agosto de 1929, na cidade de São Carlos, a primeira filha do casal José dos Santos e Nair Balthazar dos Santos.

O objetivo
do casal era a formação de uma família bem constituída e preocupava-se também com a realização das famílias negras para que pudessem ter um local de lazer sadio e trocarem experiências familiares e cristãs, daí a idéia de fundarem um clube em 04 de Maio de 1928 denominado Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio, local onde nasceu Odette.

Foi a que mais se destacou na família e com o falecimento repentino de seu pai
, quando Odette tinha 12 anos ela tornou-se um esteio para a família, abdicando a si própria em prol de todos, muito cedo começou a trabalhar e tudo que conseguia era destinado à educação e manutenção de sua mãe e irmãos.

Desde criança já expressava dons para musica, pois o ambiente que vivia muito colaborava para esta vocação, desde os 4 anos ela já saia nos cordões.

Criou a primeira escola de dança de salão de São Carlos, juntamente com a diretoria do Flor de Maio, onde rapazes e moças a procuravam para poderem dançar nos bailes de formatura.

Fundou a primeira escola de samba em São Carlos, participando também dos programas pré-carnavalescos da Rádio São Carlos. Por sua atuação nos carnavais da cidade tornou-se muito conhecida e respeitada na cidade.

Odette trabalhou como funcionária pública no Instituto de Educação “Dr. Álvaro Guião” instruindo as crianças para as danças típicas. Era conhecedora de vários instrumentos de percussão, tinha ritmo e ouvido invejável para musica, o qual ensinou muitos a tocar.

Comandou a bateria de sua escola de samba por muitos anos mesmo com a saúde abalada, lá estava ela para a alegria
de toda a cidade de São Carlos. Odette foi denominada ao longo de varias décadas como a principal carnavalesca da cidade, recebendo vários títulos com Dama do Samba, Madrinha dos Sambistas e das Escolas de Samba de São Carlos.

“Ao carnaval, com o corpo e alma entregou seu ideal, sambando com amor e com carinho alcançou. Salve Odette, protetora do samba e da alegria e na avenida meu senhor, ela jamais deixará de ser Rainha”. Faleceu em 11 de Março de 1991 aos 61 anos.

A escola levou para avenida cerca de 250 integrantes.
No final do desfile o prefeito Oswaldo Barba desceu a avenida e encerrou o primeiro dia do desfile das escolas de samba de São Carlos.

São Carlos Dia e Noite

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates