quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Participação da população marca os dez anos do Tô Matão

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Animação e grande público foram os destaques deste ano

Marcando os dez anos do carnaval popular Tô Matão, mais uma vez destacam-se o grande público e a animação dos foliões nos bailes e nas matinês em praça pública e o ótimo desempenho das escolas de samba. Foram cinco dias de festa, de sexta à terça-feira, com a presença de grande público, de todas as faixas etárias e com a participação de famílias inteiras nos locais dos festejos.
Além dos bailes e matinês, realizados no município e no distrito de São Lourenço do Turvo, aconteceram também, os desfiles das escolas de samba e blocos na Avenida Padre Nelson, também muito prestigiados pela população (veja texto abaixo).
O carnaval Tô Matão é realizado pela Prefeitura de Matão, com organização da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo. “O sucesso de público, que aumenta a cada ano, é uma forma de reconhecimento de um trabalho que começou em 1997 na primeira gestão do prefeito Adauto Scardoelli, com a implantação do carnaval em praça pública. A festa vem sendo aperfeiçoada a cada ano e, cada vez mais, é prestigiada pela população. É comum vermos famílias inteiras, pessoas de todas as idades nos bailes. Sem dúvida a idéia de fazer uma festa popular, em praça pública, democratizando o acesso, deu certo e já virou tradição”, aponta Wilson Cardoso, Diretor de Turismo e Eventos.
A folia começou na sexta-feira (12), com o primeiro baile na Praça Alfredo de Paiva Garcia que, além da população em geral, recebeu os foliões do bloco Rabo de Galo, com homens e mulheres em papéis trocados. Depois vieram os desfiles, as matinês, até que a festa terminou na terça-feira (16), por volta das quatro da madrugada. De acordo com levantamento da Polícia Militar, nenhuma ocorrência relacionada à festa foi registrada.
Com a trégua da chuva, todos os bailes, matinês e desfiles, receberam excelente público, que contou com uma ampla estrutura montada pela Prefeitura. Foram disponibilizados aos foliões banheiros químicos, arquibancadas, ambulâncias, praça de alimentação, explorada por comerciantes e vendedores ambulantes do município, e um completo esquema de segurança em parceria com as Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros.
José Orlando Marchesan Mingossi, Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, salienta que foi uma grande festa, que sem dúvida valeu à pena. “Temos que agradecer o nosso prefeito Adauto Scardoelli que não mede esforços para proporcionar lazer e diversão ao nosso povo; os funcionários públicos, incluindo o policiamento, que fizeram um trabalho excelente antes, durante e depois da festa; os carnavalescos pelo excelente desempenho; e a população, que participou ativamente e de maneira ordeira dos cinco dias de festa”, citou.
A moradora do Jardim do Bosque, Patrícia Aparecida Miguel, falou sobre a tradição e a segurança da festa. “O carnaval foi ótimo e esta festa não pode acabar, já virou tradição. Mesmo me inscrevendo em um bloco, preferi a diversão na praça, uma vez que a segurança do evento está de parabéns”, citou.
Rose Elaine Rodrigues, do Bairro Alto, também elogiou a segurança e destacou a atuação do Grupo Sambaí. “O Tô Matão foi muito legal, sem brigas, com segurança. A banda também é muito boa, tocou de tudo. Foi uma festa muito bonita”, disse.

Beleza das escolas e grande público mostram evolução do carnaval Tô Matão

Milhares de pessoas acompanharam os desfiles das escolas de samba 100% Negro, Liberdade e Alforria, Império da Vila Mariani e Acadêmicos do Jardim Paraíso, no sábado (13) e na segunda-feira (15). As arquibancadas e as calçadas da Avenida Padre Nelson ficaram lotadas para acompanhar as apresentações.
Questionadas sobre o desempenho das escolas as pessoas foram inânimes em apontar a evolução das apresentações, tanto no quesito bateria quanto na qualidade das fantasias, adereços e carros alegóricos. Os blocos Diretoria, Os Parentinho, Oficina de Capoeira e Maculelê, Loko é Poco e Os Onça, também deram sua contribuição trazendo animação e irreverência ao desfile.
O carnaval Tô Matão, que completou dez anos em 2010, é realizado pela Prefeitura de Matão, com organização da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo. Como não há competição entre as escolas todas recebem um troféu de participação. “Quem merece o prêmio de primeiro lugar é a população de Matão que sempre prestigia os eventos realizados em nossa cidade de forma ordeira e com muita animação. Quero parabenizar também, a nossa equipe de trabalho que preparou uma festa maravilhosa e a todos os integrantes das escolas de samba e dos blocos pela dedicação e por terem proporcionado um verdadeiro espetáculo ao nosso querido povo de Matão”, destacou o prefeito Adauto Scardoelli, que esteve presente nos dois dias de desfile e entregou os troféus aos representantes das escolas e blocos.
A abertura dos desfiles ficou a cargo da equipe de ginástica da Prefeitura e da corte do Tô Matão 2010, formada pela rainha Marina Helena Marcondes, pelo Rei Momo João Carlos dos Santos, pelas Princesas Viviane Aparecida Gabriel de Souza e Ingrid Cristina Moyses, e pela Miss Simpatia Daniele Cristina Felipe.
A população, que prestigiou e aplaudiu com muito entusiasmo todas as escolas, fez questão de elogiar as apresentações. “As escolas estão cada vez mais bonitas e o por isso viemos prestigiar com muita satisfação. Parabéns a todas as escolas pela bela apresentação”, disse a moradora do Centro, Glória Moura.
Sara Felipe, do Jardim Paraíso, também destacou a evolução. “O desfile foi ótimo. As escolas estão melhorando a cada ano. Todas com lindas fantasias”.
A Escola de Samba Liberdade e Alforria levou à Avenida 200 integrantes, distribuídos em 10 alas e três belos carros alegóricos. Apresentou o samba enredo “Ritmos e Danças do Brasil”, do compositor Nivaldo José Gomes (Cocada) e Marcos Antonio da Silva. Os intérpretes foram Alex, Patrícia e Marcos.
O presidente da escola, Vanier Jarro, apontou o carnaval matonense como um dos melhores da região e destacou a evolução, não só da sua, mas, de todas as escolas de samba. “Matão não perde para as cidades da região, porque temos qualidade de sobra e uma organização excelente. Vale destacar que todas as escolas apresentaram uma melhora muito grande neste ano, com novos carros e com as fantasias e adereços seguindo à risca o tema proposto por cada uma delas. Estão todos de parabéns. Aproveito para agradecer os integrantes da nossa escola e ao prefeito Adauto Scardoelli pela festa maravilhosa”, citou.
A 100% Negro, com 209 componentes, nove alas e três carros, apresentou o enredo “Néctar, Deuses e Imperadores”, com o samba “Use, abuse e se lambuze” (em referência ao cacau e ao chocolate), do compositor Carlinhos Rossi. Os intérpretes foram Vinícius, Márcio, Alex e Ademir. “O carnaval de Matão está evoluindo a cada ano. Agradeço o prefeito Adauto que resgatou a festa lá em 1997. Ficamos bastante animados com o nosso desfile e o desempenho dos nossos integrantes, por isso, prometo novidades positivas para o ano que vem”, revelou Luiz Antonio Selestrino, o Fedêga, presidente da 100%.
Com cerca de 200 integrantes, distribuídos em cinco alas e três carros alegóricos, a escola Acadêmicos do Jardim Paraíso apresentou o samba enredo “Brasil – Nossa Seleção Rumo ao Hexa”, do compositor e presidente da escola André Torres Conceição. Vaniel Costa, Marcel e o próprio André foram os intérpretes. "Conseguimos aumentar o número de integrantes e as nossas alegorias. Foi um ótimo carnaval. Parabéns a todos pela organização”, disse o presidente da escola.
A Império da Vila Mariani, com 150 integrantes, divididos em dez alas e com quatro carros alegóricos, retratou os negros através do samba enredo “A Mãe África”, dos compositores Edson Gabriel e André Ângelo. Os intérpretes foram Vanessa Ângelo, Vilma do Carmo Brasilino, Edson Gabriel e André da Silva. “Fizemos um belo desfile. Acredito que nossa escola evoluiu bastante em relação ao ano passado, assim como o carnaval de Matão, que melhora a cada ano”, ressaltou Marcos Trolli, presidente da Império.


Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Matão

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates