quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ibaté realiza Clube da Corrida e da Caminhada

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Prefeito acompanhou início do projeto

Vários exames foram realizados durante o atendimento à população
Fotos: Divulgação



Academias cobram caro por este serviço; Prefeitura não cobrará nada

Na última sexta-feira (12), a Prefeitura de Ibaté, através do Departamento de Esportes, Turismo e Lazer e do Departamento de Saúde, deu início ao Clube da Corrida e Caminhada de Ibaté.
Realizado pela primeira vez na cidade, a iniciativa, idealizada pelo prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, contou com uma equipe estruturada de profissionais do esporte e da área da saúde, que atenderam e cadastraram gratuitamente os ibateenses que se exercitavam no final da tarde da sexta-feira de carnaval, na Pista de Caminhada do Distrito Industrial.
Quem passava pelo local era abordado por um dos profissionais da área de esportes, que apresentava a ideia do Clube e oferecia totalmente gratuito, uma avaliação física, que consiste na medição do peso, altura, medição do quadril, pescoço e abdômen e o cadastro do usuário. Depois do atendimento, cada participante levou para casa uma ficha com os índices do IMC (padrão internacional que indica o grau de obesidade baseado no índice de massa corporal), pressão arterial e glicemia, um guia com orientações de alongamentos, uma camiseta exclusiva do Clube da Corrida e Caminhada e uma garrafinha de água.
Além disso, a população contou com o excelente trabalho da área da saúde do município, com um clínico geral e uma auxiliar de enfermagem, que realizaram a medição da glicemia e auferiram a pressão arterial. O prefeito também colocou à disposição a unidade de UTI móvel do município, totalmente equipada com kits de primeiros socorros como talas, colares cervicais, balão de oxigênio etc.
O local, frequentado e conhecido pelos adeptos dessa modalidade, contou com mais um investimento feito pelo prefeito Zé Parrella: a construção de um local próprio para a realização de alongamentos, com barras especiais e um cantinho para a hidratação, que conta com uma torneira com água potável. “Tudo foi feito com muito carinho para atender os nossos ibateenses que caminham pela avenida principal do nosso Distrito Industrial, que recebeu pavimentação, calçada e mureta na nossa administração. Graças a essa benfeitoria, nossos munícipes podem contar com esse espaço para a prática de exercícios físicos ou caminhada. Agora não tem desculpa para não ir caminhar”, diz.
O diretor do Departamento de Esportes, Fernando Paganelli, ressalta a importância desse evento que a Prefeitura planeja realizar ao menos uma vez ao mês, com a mesma estrutura e profissionais. “A ideia do nosso prefeito, que também é um praticante de caminhada, é de grande importância para a nossa cidade, porque o esporte não é apenas lazer, é também uma forma de prevenir muitas doenças e males do coração, como infartos. Enquanto academias cobram para o usuário que deseja participar de um Clube da Caminhada, Ibaté oferece tudo isso sem cobrar nada, por isso, todos devem participar”, diz.
O Clube da Corrida e Caminhada de Ibaté está em fase inicial, de cadastro e levantamento de dados. Todos os cadastrados terão sua saúde acompanhada de perto: semanalmente receberão telefonemas do Departamento de Esportes para verificar se estão com a saúde em ordem e se estão caminhando ou correndo. Depois de formado o grupo de interessados, a população será contatada para participar de caminhadas.
O DESPI (Departamento de Esportes de Ibaté) tem a intenção de reunir os integrantes do Clube para participar da tradicional Caminhada Segundo Carlos Lopes, da Meia Maratona e da Corrida de Aniversário de Ibaté, em junho.
Os interessados em participar do Clube da Corrida e Caminhada de Ibaté podem procurar o Estádio Municipal na sexta-feira (19), das 19 às 21 horas. Os profissionais do esporte vão realizar o cadastro e as medições de IMC. “Nossa ideia é atender vários pontos da cidade, o pessoal que caminha na pista do Popular, no Icaraí ou no Cruzado, por exemplo. Todos serão atendidos”, conta Zé Parrella.



Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté




0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates