segunda-feira, 24 de agosto de 2009

" Edmundo o Virus Animal" (Cronica de Jayme F. Fallaci)

segunda-feira, 24 de agosto de 2009


Primeiramente quero deixar bem claro que não sou medico, e sim, apenas um cronista bem humorado. A gripe suína aí está apavorando todo mundo, e eu estou tão preocupado quanto qualquer pessoa, pois o assunto é sério! Porém, o fato é que muito além do perigo que nos ronda, é bem verdade que existe muita desinformação nessa pandemia. E a desinformação é que acaba por deixar as populações num estado de angustia de proporções desmedidas! O assunto ficou tão preocupante, que na Internet dá para perceber que as pessoas estão mais repassando informações desencontradas do que fazendo comentários sensatos!

Não me cabe nesta crônica ou em qualquer outro lugar dar orientações clinicas, pois isto é tarefa para médicos e sanitaristas. Como bom cidadão, apenas conclamo as pessoas a ficarem atentas e seguirem as orientações do Ministério da Saúde, para que todos possamos nos prevenir e quebrar na medida do possível, a cadeia de transmissão dessa nova e perigosa mutação viral. A vida tem que continuar o seu curso e de nada adiantará ficarmos elocubrando sobre um assunto que infelizmente (nós os leigos), pouco ou nada sabemos sob o enfoque clinico!

Nos dois parágrafos acima fui sério e compenetrado. Porém, para continuar falando sobre um assunto tão atual como este, peço licença para ser um pouco mais alegre e menos fatalista, mostrando uma faceta tão importante sobre a “comunidade dos vírus”, mas de uma forma bem humorada e não especializada! Como já disse não sou infectologista, e por isso nada sei sobre o que se passa nos herméticos corredores e salas dos laboratórios de Segurança Zero! O fato é que na condição de cidadãos, todo mundo se questiona de onde vem estes vírus e como eles se propagam! Como todo brasileiro é um pouco “técnico de futebol”, é natural que sobre a gripe, todos queiram a seu modo falar algo a respeito. Eu tenho minhas suposições e por isso tenho o direito de opinar, pelos menos de forma bem humorada. As conclusões é você quem tira caro leitor!

Para mim, este planeta foi tão bem estruturado, que por não conseguirmos navegar pelas profundezas do universo, chego até a imaginar que somos os únicos seres humanos nesta vastidão impenetrável. Desde o big-bang, estava tudo muito bom, tudo caminhava bem, até a extinção dos dinossauros. De um milhão de anos para cá, começou a desgraça com o surgimento da raça humana na superfície do planeta! E a partir daí, penso que a coisa descambou!

Seja lá o que for a causa da extinção dos mastodontes (na escola me foi ensinado que o fenômeno foi sísmico), para mim, que respeito e cultuo a Deus, o fenômeno foi por ELE programado! Porém, todos os outros fenômenos ocorridos após o surgimento do Homem, tiveram (e sou levado a crer que terão pelos séculos vindouros), a triste assinatura dele (do homem), como o direto causador das tragédias existenciais e ambientais! A isto eu chamo de Degradação Moral. O nome é novo, mas a pratica é milenar!

Tenho comigo a crença de que para Deus, somos filhos ingratos, traidores da fé e da Confiança Divina! Somos péssimos inquilinos do planeta, maus pagadores do tributo à vida, e nulos administradores das causas humanitárias e ambientais! Porquê? Porque (se me deram a informação correta), os vírus estão nas florestas desde que o planeta começou a ter atmosfera respirável, e a dar berço à vida em todas a suas formas!

Aprendi nos compêndios escolares que desde Eras Imemoriais, os vírus sempre ali estiveram, quietos, convivendo pacificamente com todas as outras formas de vida (inclusive com a raça humana quando ela surgiu), e nada de grave aconteceu! Porém, penso que partir do instante em que o homem adquiriu a racionalidade, contrariou a própria semântica da palavra, tornando-se IRRACIONAL! Queima em poucos minutos florestas que demoraram milênios para se formar, polue rios e mares além dos lençóis freáticos, mata a fauna e destrói a flora, e por tabela, desaloja vírus e bactérias dos seus habitat naturais tornando-os extremamente letais ao corpo humano, através de perigosas mutações obtidas dentro de hospedeiros em que são forçados a se alojar!

Não se espante leitor, pois o que a você possa parecer uma mera teoria, para mim, estou convicto de que esta é a dura realidade! A menos que se mude radicalmente comportamentos em nível planetário, virão a gripe eqüina, a gripe canina, a gripe saurina e outras inúmeras formas de gripe terminadas com “ina”! Todas elas terão solução (assim espero), pois o homem irá correr atrás da fabricação de suas vacinas! O único vírus (e este é o mais temerário de todos) que ainda não tem vacina contra ele, é um vírus que se hospedou no “bicho-homem, já faz uma longa data!” Os sintomas que este vírus provoca são: fraqueza moral, ambição em temperaturas muito elevadas, imoralidade virulenta e descaso humanitário! O pior dos sintomas ocorre quando, em sua fase mais agressiva, esse vírus provoca no homem que o hospeda, um hediondo desejo de autodestruição!

Como esse vírus ainda não foi classificado com relação ao seu nome cientifico, e como o seu primeiro hospedeiro é o homem, teremos de a ele dar um nome de homem. Poderia ser qualquer nome, mas provisoriamente poderemos chamá-lo de “EDMUNDO – O VIRUS ANIMAL” (risos... porque já tem muita gente literalmente morrendo de tristeza...)

Jayme Fernandes Fallaci, 63 anos, é Especialista em Segurança Patrimonial.



1 comentários:

Anônimo

Interessantíssima esta crônica sobre a questão dos virus. Acho que a ciencia está perdendo essa guerra, e muito pouco a humanidade está se dando conta!Conheço o cronista já de longa data, e seus artigos se comparam aos de jornalistas já consagrados na grande midia!Aquí na região, ele foi um dos precursores do que de melhor já se fez na imprensa regional! Acompanho ele desde seus artigos publicados nos jornais O Correio de São Carlos, A Tribuna, e o Jornal A Cidade de Ibaté. Parabenizo o "Jótaéfe", por essa inconfundivel capacidade que ele tem, de dar aos fatos um tratamento ético, equilibrado e as vezes quando nescessario, bem humorado. Em suas crônicas ele sempre demonstrou um inegável respeito ao leitor! Expõe os fatos de forma clara e objetiva, e deixa para o leitor tirar sua próprias conclusões! Valeu "Jóta", continue sempre assim!...

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates