quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PM de Dourado coibe crime ambiental apreendendo petrechos de caça

quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Óleo extraído do " Jacaré " acreditam-se que sejam usados como "afrodisíaco" ou "remédio"
A pele do jacaré, o óleo e armadilhas artesanais utilizadas para prática de crime ambiental
Arma caseira utilizada para caça
Munições deflagradas
No detalhe: pele de jacaré que seria comercializada


A Polícia Militar de Dourado acionada através do 190, foi solicitada por uma mulher que não quis se identificar, para averiguar uma denúncia de que em sua residência, seu ex-amásio guardava vários petrechos para a prática de caça ilegal de animais silvestres e da fauna. Após receberem esta denúncia, os Policiais Militares Tezore e Nilton rumaram a residência da denunciante e com sua devida autorização, e lá localizaram um verdadeiro arsenal .
1(uma) arma de fogo de fabricação caseira calibre 12(doze), conhecida como " canhão" utilizada para caça de animais silvestres
2 (duas) armadilhas utilizadas para caça de animais silvestres
1 (um) saco contendo pele de Jacaré
4 (quatro) vidros contendo óleo de Jacaré
8 (oito) cartuchos de munição calibre 12(doze) deflagrados
1 (um) cartucho de munição calibre 36(trinta e seis) deflagrado
1 (um) cartucho de munição calibre 16(dezesseis) deflagrado
1 (um) cartucho de munição calibre 38(trinta e oito) intácto
Segundo a mulher, " seu ex-amásio foi embora e deixou esses materiais em sua casa " , e disse que iria voltar para pegar e venderia, onde dizia que ganharia muito dinheiro com a venda da pele do Jacaré e o óleo que é extraído desse animal ".O rapaz que foi identificado como C.F.C, não foi localizado para prestar maiores esclarecimentos.De acordo com a lei de crimes ambientais, cabe lembrar que o cidadão em questão, mesmo que não foi localizado com os petrechos e caça pode ser enquadrado no Art. 29. " Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. "Art. 30. " Exportar para o exterior peles e couros de anfíbios e répteis em bruto, sem a autorização da autoridade ambiental competente:
Pena - reclusão, de um a três anos, e multa. " Os Policiais Militares que atenderam esta ocorrência, ressaltam a importância destas e outras denúncias que vem sendo feitas pela população, cujo resultado final tem mostrado a diminuição de vários crimes na cidade, e finaliza solicitando que toda a sociedade de bons cidadãos colaborem com o trabalho da Polícia e denunciem através do telefone 190 (emergência), podendo se prevalecer do anonimato. Mesmo que a natureza da denúncia seja de crimes ambientais, a PM local encaminha se for o caso aos orgãos competentes, como a Polícia Ambiental.

3 comentários:

Anônimo

A Pm mais uma vez, está de parabêns pelos bons serviços prestados à sociedade, e ao desempenhar ações como esta, é o que nossa cidade precisa para ter tranquilidade e segurança acima de tudo. Continuem coibindo as ações desses criminosos que sacrificam a vida de um ser inocente como os animais, muitas vezes por obter lucro em sua ganância infinita.

Anônimo

O povo precisa colaborar mais com a policia pois não custa nada ajudar esses bravos Heróis que deixam suas familias em casa para muitas vezes cuidar das nossas...
Parabéns aos Policiais

Anônimo

Parabéns aos Policiais de Dourado em especial aos soldados que participaram dessa ocorrência

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates