Neste ano, 516 cidades do estado de São Paulo (o que corresponde a 80%) permitiram aplicar o Saresp também nas redes municipais de ensino, entre elas Ibaté. De acordo com o prefeito José Luiz Parella, “O Saresp é uma forma de avaliação de grande importância para o município, pois com base nele podemos ter uma idéia clara dos pontos que ainda precisam ser adequados em nossa educação, pois nosso intuito é melhorar cada vez mais nosso sistema de ensino, que está sempre se aperfeiçoando para receber nossos alunos”.
A assessora do Departamento Municipal de Educação e Cultura, Nélsia T. F. Monte explica que este ano a prova será aplicada no mês de novembro, aos alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, avaliando conceitos de língua portuguesa, matemática, redação e ciências humanas (geografia e história). “O principal intuito do SARESP é verificar onde os alunos possuem dificuldades de aprendizagem, direcionando novas medidas educacionais e fazendo adequações para os resultados obtidos”, explica Nélsia.
Pela primeira vez, o governo do Estado vai pagar todos os custos da adesão dos municípios à avaliação estadual. “Há todo um gasto para a elaboração das provas, que é feita por uma empresa específica. O Estado fornecerá a avaliação e irá informar ao município sobre os resultados dela, identificando os pontos que precisam ser trabalhados para que os municípios desenvolvam formas de sanar as necessidades apresentadas”, comenta a assessora.
Os municípios terão acesso à matriz de referência de tudo que será avaliado. As redes municipais também farão o questionário socioeconômico que vai para as casas dos alunos. O questionário é respondido pelos próprios pais. O Governo do Estado divulgará apenas os resultados globais do SARESP, cabendo aos municípios a divulgação de seus próprios resultados.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ibaté
0 comentários:
Postar um comentário