quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Ribeirão Bonito – Policia Militar treina seus policiais para o emprego de arma não-letal

quinta-feira, 27 de agosto de 2009
No detalhe: a " Taser "
Tenente Roney instrui a tropa


Demonstração prática da utilização da " Taser "

Reação causada pela " Taser "


No último dia (26), policiais militares de Ribeirão Bonito, Ibaté e Dourado, sob a coordenação do Cap. PM Andrade – Comandante da 2ª Cia PM , tendo como instrutor o 1º Ten. PM Roney – 1ª Cia/Pm de São Carlos, estiveram reunidos nas dependências da Amarribo, participando de um treinamento com objetivo de capacitação para o emprego da Pistola Taser como arma não-letal.
Estudos efetuados por especialistas, revelam que na grande maioria das ações de confronto direto da policia ostensiva com marginais, é alto o risco de perdas humanas dos dois lados. Em ações onde os marginais não portam armas de fogo, mas portam armas brancas ou tem porte físico avantajado, fica evidente o fato de que eles agem de forma extremamente agressiva, estando os policiais física e/ou numericamente inferiorizados. Em ocorrências desse tipo, sabendo que os policiais não terão condições de reagir em Legitima Defesa com arma de fogo, pois eles (os marginais), não portam arma de fogo naquele momento, partem para o confronto físico e, estando em flagrante delito, resistem à prisão causando graves ferimentos e injurias aos policiais. Neste tipo de crime, inibem a chance dos policiais, que é a de legalmente aplicarem o escalonamento progressivo da força como Direito de Auto Defesa. Conseguindo ou não evadir-se destas ocorrências, os criminosos deixam na opinião pública uma desagradável impressão de superioridade, alardeando e fazendo da impunidade um deboche contra as leis e a cidadania!
PISTOLA TASER – ARMA DE EMPREGO NÃO LETAL
“A Policia Militar busca o equilíbrio de forças com a Preservação de Vidas”
A Pistola Taser, arma de imobilização rápida, eficaz e não-letal, é a mais recente resposta da ciência para buscar diminuir os altos índices de letalidade nas ações de confronto direto entre policiais e criminosos. O governo do Estado de São Paulo está adquirindo este tipo de armamento e treinando intensivamente os policiais militares para o seu emprego nas ações de policiamento urbano, com vistas a manter o equilíbrio de forças legalmente aplicadas, e garantir mais tranqüilidade aos cidadãos de bem.
CARACTERISTICAS TÉCNICAS DO NOVO ARMAMENTO
Robustez – Resistência e Durabilidade
Alimentação = 8 pilhas tipo AA recarregáveis no total de 12 volts
Energia de imobilização = 50.000 volts com 0,003 miliamperes
Sistema digital de memorização dos disparos, quantidade, dia e hora dos disparos.
Cor amarela (predominante) para destacar a finalidade do emprego (arma de incapacitação)
Energia de propulsão dos dardos = Cápsula de gás nitrogênio pressurizado
Velocidade dos dardos = 60 metros/segundo
Distancia alvo/atirador p/disparo = Três tipos de cartucho para distancias de 4,5 m – 7,60 e 10,60 metros.
Enquadramento do alvo = Mira Laser de alta precisão para emprego diurno/noturno.
Eficiência = Após imobilizar o marginal com um disparo, o policial o terá sob o seu pleno controle, pois o agressor terá os dardos presos ao corpo, diminuindo sua capacidade de reação. Quando da atenuação do impacto inicial do disparo, em caso de reincidência e nova reação agressiva do marginal, o policial o manterá imobilizado emitindo pequenos pulsos elétricos controlados, apenas o tempo necessário para que ele seja algemado e conduzido à autoridade de policia judiciária.
Ao apresentar o Tenente Roney – Instrutor do Treinamento, o Cap.Andrade lembrou aos policiais que desde o lamentável episódio da Favela Naval, o comando geral da PM vem gradativamente modernizando seu arsenal de defesa, promovendo cursos e treinamentos operacionais para que os policiais possam diminuir os índices de letalidade quer de policiais ou de marginais, quando as situações de confronto direto se tornam iminentes.
Andrade lembrou ainda que nas ocorrências de confronto direto com marginais portadores de arma branca e/ou com porte físico avantajado, o objetivo é dominar o agressor fazendo cessar sua agressividade, poupando-lhe a vida, e aumentando o grau de segurança física do próprio policial. Por suas características típicas de emprego direto, a Pistola Taser tem como principal finalidade evitar que o marginal entre em luta corporal com os policiais, proporcionando a necessária distância e supremacia do policial sobre o agressor, até que a ocorrência chegue a bom termo.
Em sua instrução o Tenente Roney projetou alguns vídeos que mostram a eficiência do equipamento nas ações encetadas pelas policias de outros países. Sobre o emprego do novo armamento, ele enfatizou que os cuidados comportamentais e operacionais que os policiais deverão adotar no uso desta arma, deverão ter instruções especificas, mas basicamente seguem as atuais normas já estabelecidas e em uso pela corporação, que regulam o emprego de armas letais e não-letais. “Como qualquer arma, a Pistola Taser tem critérios para ser utilizada, e o policial deverá estar consciente de que sua atuação deverá primar pelos Princípios da Legalidade, da Ética Pessoal e Coletiva, e do Bom Senso”, disse Roney.
Em seguida o Tenente Roney abriu espaço e respondeu a todas as perguntas que lhe foram feitas pelos policiais, dirimindo duvidas e orientando para o correto uso do equipamento. A seguir ele convocou voluntários para que participassem de experiência pratica com a arma.O piso do recinto foi protegido com almofadas, e o capitão Andrade participou da demonstração juntamente com outros policiais. Os policiais puderam sentir no próprio corpo o efeito incapacitante da arma, e a demonstração deixou evidente que o armamento é eficiente para a finalidade a que se destina. A reportagem do “Aconteceu virou Noticia” acompanhou as demonstrações, e pelos resultados obtidos, acredita-se que a arma trará mais autonomia e segurança aos policiais, e maiores índices de tranqüilidade à população. “Estou bem, mas senti que o impacto é realmente muito forte e desestimula qualquer tentativa de reação”, afirmou Andrade, após ter passado pela experiência. “Se utilizada com critérios técnicos e operacionais aliados ao bom senso dos policiais, estou certo de que estamos incorporando à tropa uma importante arma de auto defesa e preservação da vida”, finalizou o capitão Andrade.
Nota do Editor: A Pistola Taser é uma arma não-letal, mas como qualquer outro armamento, tem seu uso restrito de acordo com as leis vigentes, e seu porte ou uso indevido está sujeito às sanções penais previstas na Lei 10.826 de 22 de Dezembro de 2003, além de outras normas reguladoras.
Jayme F. Fallaci, 63, Jornalista e Especialista em Segurança Pessoal, elaborou este material com exclusividade para o nosso blog.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates