quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Polícia Militar agora conta pistola não letal em São Carlos

quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Foto: Pedro Maciel
Foto: Renato Fernandes

Na manhã desta quinta-feira o 38º Batalhão de Polícia da Polícia Militar sediado em São Carlos, apresentou á imprensa a sua nova arma para auxílio no patrulhamento preventivo no município.
Trata-se da Pistola Taser, uma arma exclusiva de baixa letalidade, que já é utilizada por algumas corporações no Brasil.
O comando da PM informou que o batalhão recebeu
quatro armas, porém São Carlos ficará com uma arma e as demais serão distribuídas para as companhias de Ribeirão Bonito, Descalvado e Porto Ferreira.
A Taser possui um mecanismo de disparo similar ao das armas de ar comprimido que utiliza um cartucho de gás nitrogênio, que se expande e gera pressão para que eletrodos sejam lançados na direção desejada.
Os eletrodos estão ligados à arma por fios condutores isolados, e possuem ganchos que facilmente agarram nas roupas. Basta os eletrodos se prenderem para que a corrente elétrica seja transferida dos fios ao agressor.
A arma, quando em contato com o corpo, emite impulsos elétricos da ordem de 50.000 volts, e afetam o sistema nervoso central do indivíduo, prontamente imobilizando-o. Ao atingir a vítima, os eletrodos disparam uma descarga de 5 segundos. Após isso, caso o operador permaneça com o dedo no gatilho, uma descarga é liberada a cada 1,5 segundo.
O alcance máximo da arma, a depender do cartucho utilizado, é de aproximadamente 10,6 metros e após um disparo, os fios têm que ser recolhidos para que a arma seja novamente utilizada.
Os 50.000 volts citados, são gerados por 8 pilhas AA de 1,2 volts, através de condensadores e transformadores que a arma possui.
O fabricante informa que todas as armas possuem uma memória digital que armazena a data e a hora dos 585 últimos disparos, além de expelir confetes identificadores com o número serial do cartucho no momento do disparo.
O 1º tenente Roney Lima disse que esta arma é bastante eficaz para conter pessoas agressivas, drogadas ou bêbadas, animais raivosos e bandidos armados. A arma já está sendo utilizada inicialmente por uma equipe que irá ao local onde foi necessário a utilização da Taser.


Fonte: www.noticentro.com.br

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates