segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ibaté - Coordenadoras participam de curso de inclusão

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

As coordenadoras pedagógicas da rede municipal de ensino de Ibaté participaram do “IV Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”, na cidade de São Carlos.
O objetivo do curso foi divulgar os princípios da educação inclusiva e possibilitar que gestores adquirissem ou ampliassem seus conhecimentos referentes à nova perspectiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e seu público-alvo na educação especial.
Para o prefeito José Luiz Parella, a participação das coordenadoras em cursos como este possibilita a atualização diante das novas necessidades educacionais. “Nossa cidade terá salas de recursos para a rede municipal de ensino, nossas coordenadoras e professoras devem estar capacitadas e atualizadas para trabalharem da melhor maneira possível na inclusão dos alunos com alguma deficiência, oferecendo à eles, tanto no ensino regular quanto nas salas de recurso, a melhor forma de ensino”.
As coordenadoras pedagógicas do município que estiveram no curso, Maria da Penha Celenza, Karina Brunassi e Daniela Thomazzi, são agora agentes multiplicadoras do que conheceram, dividindo suas experiências com as demais professoras. Para Maria da Penha, o grande enfoque foi dado ao envolvimento que o professor deve oferecer ao aluno. “É preciso atividades diferenciadas, prontas para a eventual dificuldade dos alunos, possibilitando que o conteúdo seja exercitado de diferentes maneiras, para que todos possam concluir os exercícios”, comenta a professora.
O curso também enfocou as diferentes deficiências e como incluí-las na realização de todas as atividades. A coordenadora Karina coloca que “todas as crianças vão aprender, mas algumas com as suas dificuldades. É preciso saber como lidar com os obstáculos e oferecer acesso à inclusão”.
Os participantes puderam ainda conhecer os programas da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (SEESP/MEC) que visam garantir nas redes de ensino a efetivação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates