quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ibaté - Projeto de reforço " Liga da Leitura " é aplicado nas escolas municipais

quarta-feira, 19 de agosto de 2009


Os alunos da Rede Municipal de Ensino participam, desde o mês de junho, do projeto “Liga da Leitura”, uma forma de reforço escolar diferente, realizado durante o mesmo turno das aulas e que utiliza como base a informática.
De acordo com o prefeito José Luiz Parella, o projeto é uma parceria entre o Departamento Municipal de Educação e Cultura e o Departamento de Psicologia da UFSCar. “Essa forma de reforço diminui o tabu que os alunos têm sobre o assunto. Os laboratórios de informática das escolas são utilizados para desenvolver o projeto, que atende cada aluno de forma individualizada, trabalhando as dificuldades particulares e oferecendo a oportunidade do contato com a informática. Nossos professores foram capacitados para trabalhar no ‘Liga da Leitura’ e estão constantemente avaliando o rendimento dos seus alunos”.
O Liga da Leitura atende alunos do 2º ano à 4ª série do ensino fundamental de todas as escolas do município, sendo aplicado duas vezes por semana, trabalhando com módulos digitais que avaliam as dificuldades e o desenvolvimento da criança, com jogos, imagens, sons, estimulando também os sentidos do aluno.
De acordo com a coordenadora do projeto em Ibaté, Lúcia Ap. Nunes Batista Tonani, os resultados vêm sendo positivos, apesar de ainda ser precoce uma avaliação mais precisa. “Apenas o aluno estar em contato com a informática como forma de reforço já faz com que ele se sinta mais valorizado, o que influencia no seu psicológico, contribuindo para a melhoria do aprendizado em sala de aula”.
Lucia também atenta que quando o reforço era em horário inverso ao de aulas, o aluno não comparecia. “Com o Liga da Leitura sendo realizado durante o horário escolar, de maneira que não interfira durante as aulas, faz com que os alunos tenham mais prazer em participar. Trabalhar o aluno de forma individualizada também permite com que ele possa apresentar com mais evidência suas dificuldades”.
A parceria com a UFSCar foi realiza pelo Departamento Municipal de Educação e Cultura, através de sua assessora, Nélsia Fraige Monte, que tem expectativas de que o reforço possa ser aplicado diariamente aos alunos, já que “traz de maneira lúdica apoio às dificuldades que o aluno possa ter na aprendizagem, com objetivos claros, que é ensinar a ler com compreensão textos de diferentes níveis de complexidade, além de contribuir no desenvolvimento do prazer pela leitura”.
O projeto é desenvolvido pelos professores doutores de psicologia da UFSCar, Deisy das Graças de Souza e Julio César de Rose e aplicados nas escolas pelos alunos. A Universidade oferece o material (software) e apoio pedagógico apropriado ao atendimento de alunos com dificuldades de aprendizagem ou em risco de fracasso escolar (reforço informatizado), acompanhando o desenvolvimento dos alunos, fazendo alterações no programa caso haja necessidade.


Fonte: Prefeitura Municipal de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates