sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Descalvado - Apicultores discutem a estrutura da cadeia do mel na região

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
André Fernandes

Cerca de 68 apicultores das cidades de Araras, Pirassununga, Descalvado e Rio Claro estiveram reunidos na sede da Associação Comercial e Industrial de Araras (ACIA), para discutir a concretização do projeto de estruturação da cadeia do mel da Região Centro Paulista. Os trabalhos transcorreram durante os dois dias de Oficina de Planejamento Participativo (OPP) realizada naquela entidade.
Na apresentação da devolutiva dos diagnósticos, os proprietários receberam orientações gerais de consultores sobre a adoção de novos procedimentos na produção e comercialização do mel. Cada um dos apicultores participantes pôde levar para casa um diagnóstico específico com informações sobre potencialidades e dificuldades encontradas em cada apiário.
Os principais problemas apontados pelos próprios apicultores são a carga tributária e a falta de consultoria técnica. Com relação ao aperfeiçoamento tecnológico, o Sebrae-SP ER Centro Paulista vai investir pesado já em 2010 junto a esse grupo de apicultores, fornecendo para cada um deles 7 horas de consultoria por mês, de Fevereiro a Novembro do próximo ano.
A ação também faz parte do projeto de estruturação da cadeia do mel ao lado de outras, como realização de cursos de melhoramento genético e de gestão e marketing; formação de parcerias com universidades para acesso a novas pesquisas e com empresas de reflorestamento para ampliar o pasto apícola; e elaboração de projetos de Casa do Mel.
Em Descalvado, o projeto da Casa do Mel já está em andamento. Há perspectiva para a conclusão do projeto em Março de 2010. A conquista foi resultado da parceria da Associação de Apicultores da cidade (AADES) e Prefeitura.
“Descalvado é um pólo produtor de mel, mas ainda a grande maioria dos apicultores está na informalidade. A AADES veio para formalizar os 23 apicultores associados e a estruturação da cadeia do mel regional será um passo muito importante para a profissionalização da produção, com maior acesso ao crédito e a tecnologia”, informou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, André Fernandes, que também esteve presente ao evento.
Segundo Isley Napolitano, gestora do Sebrae-SP, a cadeia do mel regional deve passar a integrar, em 2010, o programa de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR). “Esse fato vai valorizar todo o trabalho e os resultados obtidos em nível nacional. A única coisa que o Sebrae pede aos participantes é que se comprometam com o projeto e façam dele um meio de revigorar a apicultura em toda a região”.
Em Dezembro de 2011, o grupo pretende conquistar, com investimentos em novas metodologias de produção e melhoria na qualidade do produto, um aumento de 30% no preço médio do mel vendido no atacado, além de elevar em 40% a participação do mel produzido na região em vendas de varejo.

Prefeitura de Descalvado

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates