terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ibaté - Alunos aprendem desde cedo a cuidar do Meio Ambiente

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Crianças aprendem todos os dias, a importância de cuidar do planeta.

Foto: Arquivo

Escola Bruna Espósito promove exposição que trata de reutilização, reciclagem, desperdício e muito mais


A EMEI Bruna Espósito realizou na sexta-feira (5), uma exposição sobre a importância dos cuidados com o Meio Ambiente. A escola tem alunos a partir dos 4 meses até os 5 anos.

O prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, o Zé Parrella, destaca a importância da educação de qualidade ao alcance de todos: “As crianças são o futuro, por isso a educação vale ouro. Acho muito importante a gente cuidar do Meio Ambiente e ensinar as nossas crianças, desde cedo, que temos que cuidar do planeta em que vivemos”.

A diretora da escola, Joselaine Valério Spilla, tem a mesma opinião do prefeito. “As crianças precisam aprender desde cedo. O futuro está nas mãos delas, por isso, a conscientização é muito importante. Só assim o futuro será melhor”, diz a educadora.

A ideia sobre a exposição surgiu no início do ano letivo. Para montagem de todos os lindos trabalhos expostos, os alunos levaram para as aulas materiais recicláveis e sucatas. Eles, com auxílio dos professores, foram os responsáveis pelo resultado final que incluía uma série de objetos como bolsas, porta-treco estilizado, lagartas feitas com garrafas Pet, ipês amarelos e roxos, releituras de artistas famosos, etc.

Joselaine explica que o tema da exposição é trabalhado todos os dias em sala de aula e que os pais devem fazer o mesmo, falando do cuidado com meio ambiente. “É primordial não poluir, por isso, ensinamos boas maneiras desde cedo. Essas noções são trabalhadas no dia a dia. A exposição é apenas para reforçar, já que o uso do lúdico propicia um aprendizado ainda maior. Além disso, os pais devem ter atenção em coisas simples, como por exemplo, o tempo de banho do filho, ensinando, falando sobre o desperdício, pois a água é um bem precioso”.

Os pais de um dos alunos, que tem cinco anos, contam que o menino já tem muitas noções sobre cuidados com o meio ambiente. “Quando nosso filho escova os dentes, por exemplo, ele fecha a água. Ele gosta de ajudar em casa e sempre quer lavar a louça ou varrer o chão. Então, quando está na cozinha, ele sempre fecha a torneira. E também desliga as luzes quando ninguém está no quarto”, conta o casal Juliana e Agnaldo da Silva.

As professoras Giseli Cristine de Oliveira e Marta de Santana revelam que depois das atividades da exposição, os alunos se preocupam ainda mais com o meio ambiente. “Nós pedimos para eles guardarem materiais recicláveis para usarmos nas aulas, como copos, garrafas e potes de iogurte. Agora todos os dias, eles querem guardar os potinhos porque acreditam que possam usar para fazer algum trabalho. Quando eles viram tudo pronto, na exposição, reconheceram do que era feito e até falavam que era de caixa de ovo ou de plástico”, contam as docentes.

As professoras disseram também que além de falarem sobre reciclagem, elas também explicam às crianças o quanto é importante evitar o desperdício. “Falamos sempre para fechar a torneira ou chuveiro quando não estão usando; quando vão escovar os dentes ou tomar banho”, finalizam.

A exposição teve em sua abertura um cartaz com várias mãos simbolizando a humanidade com uma frase que pode fazer parte do nosso cotidiano: Preservar e proteger, está nas mãos de todos nós. Pense nisso.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates