quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Porto Ferreira - Conquistas junto ao governo do Estado são conquistas da atual Administração Municipal

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Como vem tornando-se costume, políticos fora do poder
apropriam-se de benefícios conquistados pelo governo Maurício Rasi

O cenário já se tornou recorrente. Nos últimos tempos, sempre que a atual Administração Municipal anuncia uma conquista junto ao governo do Estado de São Paulo, políticos que ora estão fora do poder e, portanto, não representam a população do município, se apropriam desavergonhadamente do feito, confundem a opinião pública e passam a falsa ideia de que produzem algum trabalho útil, esquecendo-se que não o fizeram – pelo menos, não completamente – quando ocupavam cargos eletivos.
No exemplo mais recente, divulgaram que a reivindicação de uma nova escola para o Jardim Porto Bello e a reforma na EE Professora Pedrina Pires Zadra teve como autor um deputado federal ligado a eles, os políticos ora fora do poder. Neste caso, a situação agrava-se, pois envolveram um parlamentar federal em pleno exercício de seu mandato. Parlamentar, diga-se, dos mais votados na cidade nas últimas eleições e que, se já não bastasse o pouco que conseguiu em recursos nos últimos anos para o município – comparando-se a outros deputados que obtiveram votações bem mais modestas –, ainda tentam dar a ele o crédito sobre um trabalho executado pelo prefeito Maurício Rasi. É para lamentar.
Como diz o ditado, “a César, o que é de César”. Sim, foi o prefeito Maurício Rasi, no mês de setembro, por meio dos ofícios nº 1.029/2009 e 1.031/2009, endereçados ao secretário estadual de Educação, Paulo Renato Souza, o responsável por solicitar a construção de uma nova escola no Jardim Porto Bello e a reforma da EE Professora Pedrina Pires Zadra, respectivamente. Vale ressaltar que o próprio prefeito protocolou os ofícios em São Paulo, acompanhado do vice Saldanha Leivas Cougo e do vereador Carlos Teixeira, quando foi recebido em audiência pelo secretário.
É bom registrar também, antes que novas apropriações indevidas aconteçam, que na mesma leva de ofícios constavam outros pedidos: solicitação de veículo para transporte escolar (ofício nº 1.028/2009, já autorizado); doação do prédio onde hoje funciona a Central de Atendimento Médico e Imagens Dr. Américo Montenegro (nº 1.030/29); cobertura da quadra poliesportiva da EE Dr. Djalma Forjaz (nº 1.032/2009); e reformas diversas na EE Dr. Djalma Forjaz (nº 1.033/29).
Tais pedidos foram alvo de reportagem produzida pela Assessoria Especial de Comunicação Institucional da Prefeitura de Porto Ferreira no dia 16 de SETEMBRO de 2009 (Release 359-09), veiculada em jornais e rádios da cidade.
Pois bem, já a “reportagem” recente que atribuiu tal conquista ao parlamentar federal ligado aos políticos ora fora do poder, informa que este mesmo deputado “reivindicou oficialmente” tais obras ao governo do Estado no mês de OUTUBRO! Ou seja, um mês após os pedidos do prefeito Maurício Rasi. Não precisa dizer mais nada.
Este não é o único caso de apropriação indébita política protagonizada pelos políticos ora fora do poder. Apenas neste ano outros dois casos semelhantes ocorreram: o recapeamento das vicinais Syrio Ignátios e Sebastião Virgílio de Carvalho (Brejão) e a implantação da Escola Técnica Estadual Professor Jadyr Salles.
Será que os políticos ora fora do poder se consideram “donos” de todas as ações do governo do Estado no município? Será que não percebem que não são mais os representantes do povo de Porto Ferreira, uma vez que por ele foram preteridos? Será que não se conformam em assistir ao bom relacionamento que existe entre o prefeito Maurício Rasi e o governador José Serra? Será que não entendem que não há, no governo do Estado, viés partidário na distribuição de recursos?
Aliás, recentemente, o próprio governador tocou neste assunto durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, para um público estimado em cerca de mil pessoas. De acordo com reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” (editoria “Nacional”, de 25/11/2009), para exemplificar a conduta do seu governo, José Serra citou exatamente a liberação de recursos para Porto Ferreira. “Só soube que [Maurício Rasi] era do PT quando cheguei lá”, disse. O governador já havia dito a mesma coisa em seu discurso na inauguração da Etec, curiosamente prestigiada pelos mesmos políticos ora fora do poder que aparentemente não entenderam a mensagem, ou não quiseram entender.
Com as proximidades das eleições de 2010, é provável que este tipo de atitude baixa se intensifique. Como diz outro ditado, a raposa perde o pelo, mas não perde a vergonha.

Assessoria Especial de Comunicação Institucional

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates