segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Araraquara - Fundo Social e Senac capacitam 1ª turma de voluntários

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Celina Garrido esclarece responsabilidades e deveres dos voluntários

A primeira turma formada por 21 voluntários inscritos no Centro do Voluntariado de Araraquara (CVA) está sendo capacitada para trabalhar junto às entidades sociais. “O comprometimento e a seriedade do grupo foram bem assimilados”, afirma a responsável pela capacitação dos voluntários, Celina Garrido, gerente da rede social do Senac.

A responsabilidade do voluntário é determinada no regimento interno do CVA, que tem 15 itens. Os primordiais são a assiduidade e pontualidade, identificação com a causa, cumprimento da tarefa, aceitação de supervisão e harmonia com a equipe.
Conhecer a entidade e receber informações sobre suas atividades e programas é o primeiro capitulo dos direitos do colaborador. Ter ciência da área que vai atuar e ser ouvido são outros temas que constam no regimento.
A Lei 9.608, de fevereiro de 1998, sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em seu parágrafo único, diz que o serviço voluntário não gera vínculo empregatício nem obrigação trabalhista, previdenciária ou afim. Isso também foi explicado durante o curso, em Araraquara.
O músico Gonzalo Cortez, 86, disse ter prestado muita atenção nos ensinamentos da palestrante Celina Garrido. “Sempre colaborei com as entidades sociais. Agora, na condição de voluntário compromissado, é a primeira vez. Pretendo dispor de 2 horas diárias para visitar enfermos nos hospitais. Também posso ajudar na orientação de formações de corais”, comentou.
Outra voluntária, Maria Alice Ferro Martinez, 65, que atua na Pastoral da Criança da Paróquia de São José, avaliou como “muita rica” a troca de experiências durante o treinamento. “Como nutricionista e integrante do CVA pretendo orientar o pessoal da cozinha no preparo dos alimentos destinados aos idosos com problemas de diabetes e hipertensos”, afirmou Maria Alice.
O respeito às entidades, o amor ao trabalho a que se propôs, a responsabilidade no cumprimento dos deveres assumidos foram os pontos marcantes do treinamento para a jovem Larissa Cristina Braz, 25, administradora graduada pela Unesp de Araraquara. “Já participei do Projeto Rondon e pretendo trabalhar no CVA em programas sociais para crianças”, revelou.
O Centro do Voluntariado de Araraquara conta com 98 inscritos e 21 entidades cadastradas. Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, as inscrições estão abertas a todos os interessados pelo trabalho voluntário e também para entidades que necessitem de colaboradores.
Todos pelo Haiti
A campanha Todos pelo Haiti, liderada pelo Fundo Social de Araraquara, arrecadou mais de 13 toneladas em alimentos não perecíveis. Desse total, 4 toneladas foram enviadas pela cidade de Itápolis. Em Araraquara, a campanha prossegue até segunda-feira, 8 de fevereiro.
Entre os produtos doados, o de maior quantidade é a água e o leite. “A Central de Abastecimento está lotada e com pouco espaço. Agora, vamos aguardar instruções da Defesa Civil do Estado de São Paulo quanto ao envio dos produtos arrecadados”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Edson Adalberto Alves.
“Mais uma vez agradecemos a colaboração pelo engajamento na campanha pelo Haiti”, afirmou Zi Barbieri.

Primeira turma do Centro do Voluntariado

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates