sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

São Carlos - Falta de remédios preocupa pacientes que fazem hemodiálise

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A falta de medicamentos está preocupando pacientes que dependem do tratamento de hemodiálise, em São Carlos. Há algumas semanas, muitos dos 150 pacientes deixaram de tomar dois tipos de remédios.

O Centro de Hemodiálise da Santa Casa de São Carlos também atende pacientes de outras cinco cidades da região. Eles ficam, em média, três horas dentro do hospital enquanto as máquinas fazem a função dos rins, eliminando do sangue aquilo que não serve mais para o organismo. Os remédios são parte importante deste tratamento.

O médico responsável pelo centro, Afonso Thadeu Pannucci, confirma a falta de quatro remédios. Ele ainda disse que deveriam ser entregues todo começo de mês, mas esse prazo não é respeitado desde dezembro. Atualmente, o remédio que combate à anemia (Noripurum) e outro que ajuda na absorção do fósforo dos alimentos (Renagel) são os que mais estão em falta. Pannucci afirmou que a situação pode ficar ainda pior. “Em uma semana pode acabar tudo”, destacou.

O aposentado Antônio José Asenha descobriu há dois anos que tem insuficiência renal crônica. Além das sessões de hemodiálise, ele toma vários remédios para evitar os efeitos colaterais da doença, mas há mais de dois meses eles estão em falta. “Já cheguei a ficar quatro semanas seguidas sem o remédio”, reclamou.

Apesar das declarações dos pacientes e do médico, a Secretaria Estadual de Saúde diz que na Divisão Regional de Saúde (DIR) de Araraquara nenhum dos remédios mencionados estão em falta.


Eptv

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates