Em uma parceria entre Prefeitura Municipal, Departamento de Educação de Ibaté e Polícia Militar (PM), alunos das 4ª séries- 5º ano- das escolas municipais de Ibaté participam, ativamente, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que tem como ponto central a prevenção ao uso de drogas.
O projeto consiste em ministrar aulas de prevenção aos alunos, realizadas uma vez por semana nas escolas, no horário das aulas, com duração de 50 minutos.
Emerson Pimenta, policial militar responsável por aplicar as aulas de prevenção, recebeu um curso de capacitação para trabalhar com o projeto, que realiza com as crianças desde agosto desse ano. “Nas aulas, apostilas, providenciadas pela própria PM, têm conteúdo que expõe situações fictícias, relacionadas não somente a drogas ilegais, como também mencionando cigarro e bebidas alcoólicas”. Ainda em relação ao conteúdo, o PM explica que o trabalho é feito da forma mais didática possível. “Passo slides, filmes, faço brincadeiras, tudo que seja pertinente ao trabalho, e que ensine da maneira mais descontraída possível, sempre tendo em mente a seriedade do trabalho”.
De acordo com Ana Lúcia dos Santos, diretora da escola municipal “Vera Helena Trinta Pulcinelli”, os alunos são extremamente participativos. “Eles não faltam de maneira nenhuma dessas aulas. Adoram!”. Ela explica que o projeto tem duração de seis meses e que, em seu término, é feita a formatura, onde os alunos recebem um certificado de participação. “A prefeitura nos fornece as camisetas que os alunos usam no dia da formatura, e arca com todos os custos da festa. Os alunos sentem-se importantíssimos com a ‘graduação’”, relata.
O prefeito do município, José Luiz Parella, o Zé Parrella, frisa a importância da participação das escolas nessas iniciativas. “É muito mais simples e fácil educar as crianças e conscientizá-las dos problemas relacionados às drogas desde cedo, do que esperar que elas, eventualmente, envolvam-se com esse grande mal que afeta todo nosso país. Resolvendo o problema o quanto antes, podemos livrar as nossas crianças de vícios e sermos um dos responsáveis para que elas tenham uma vida saudável, livre de qualquer tipo de droga”, diz.
Emerson declara que ficou impressionado com o respeito e carinho dos alunos. “Para eles, eu sou um herói. Essas aulas trazem uma grande aproximação entre mim e as crianças e o diálogo que consigo desenvolver com os alunos é maravilhoso!”. Ele ainda ressalta o trabalho desenvolvido por todos os funcionários da escola. “Passei a admirar ainda mais os professores, coordenadores e diretores, pois, apesar de ser gratificante, lidar com crianças não é uma tarefa fácil”.
Ana Lúcia diz que os resultados positivos são visíveis. “Para essas crianças, as aulas são um desabafo. Muitas contam os problemas que vivenciam em casa, pois se sentem à vontade, quando percebem que seus colegas partilham de problemas semelhantes”. Ela conta que todas as atividades do projeto envolvem a escola, os alunos e os pais. “Eles levam tarefas para fazerem em casa e contam com a ajuda dos pais para realizá-las. Não somente as crianças aprendem, mas também os responsáveis por elas. Alguns pais até pararam de fumar, por influência das crianças”, orgulha-se a diretora.
O projeto- O PROERD é um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos do 5º ano, que encontram-se na faixa etária de 9 a 12 anos de idade. O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula. Para mais informações, basta acessar o site http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/11bpmm/pag8.htm
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté
1 comentários:
bom eu fiz o curso proerd estou no 6 ano e gostei muito pois eu pude tirar minhas duvidas tudo que um jovem presisa hoje em dia.há
proerd é um progama
proerde é a solução
lutando contras as drogas e aprendendo a dizer NÃO.................E EU TENHO MUITO A AGRADECER PARA TODA A POLICIA POS ABRINDO UMA ESSESÃO PARA NOS.E CLARO PARA O SARGENTO:BORGES
Postar um comentário