quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

8º Mutirão Cidade Limpa começa neste sábado

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009


A Prefeitura de São Carlos inicia neste sábado (5), a partir das 8h 30 no Parque do Kartódromo, a oitava edição do Mutirão Cidade Limpa, uma ação preventiva contra a dengue com a participação de todas as Secretarias, Fundações e autarquias municipais, com o objetivo de identificar e remover das residências e terrenos objetos e utensílios que possam servir de criadouros do mosquito aedes aegypti.

O Mutirão deve se estender até março de 2010, percorrendo todos os bairros da cidade. Além de evitar a instalação de focos transmissores da dengue, busca também promover a limpeza pública e a manutenção urbana nos bairros da cidade, com ações articuladas de diversas secretarias municipais, promovendo, por exemplo, corte de mato, sinalização de trânsito, tapa-buraco, limpeza de córregos e áreas públicas, notificação aos proprietários de imóveis particulares para limpeza de terrenos, além da distribuição de folheto educativo contendo informações sobre como combater e evitar a formação de criadouros do mosquito da dengue.

O trabalho das equipes é realizado preventivamente no período de verão (calor intenso) e o período das chuvas (janeiro a março), que colaboram para a proliferação do mosquito da dengue e de outros insetos. A incidência de mato alto, buracos no pavimento asfáltico e alagamentos também é maior nesta época do ano, causando transtornos às famílias e grandes problemas de saúde pública.

Histórico - Na 7ª edição do Mutirão Cidade Limpa (realizado de dezembro/2008 a abril 2009), os 40 agentes de combate às endemias visitaram 74.969 imóveis e retiraram das ruas, terrenos e imóveis da cidade 331,7 mil quilos de material, que poderiam se transformar em criadouros do mosquito da dengue ou proliferar a criação de animais peçonhentos.

Graças a essa ação preventiva da Prefeitura e a colaboração da população, São Carlos tem registrado baixos casos de dengue. Atualmente das 117 notificações de casos suspeitos da doença foram confirmados 4 casos autóctones e 3 importados. Em 2008 foram 386 notificações e confirmados 10 casos autóctones e 19 importados.

SãoCarlosAgora

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates