quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Programas sociais recebem prêmio Darcy Ribeiro de 2009

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Estudante da Orquestra Cidadã dos Meninos do Coque, uma das instituições premiadas, faz apresentação musical durante solenidade na Câmara.

A Comissão de Educação e Cultura entregou, na última semana, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2009. Os premiados, escolhidos em outubro, são o Programa de Educação Ambiental (Projeto Mata Atlântica vai à Escola), da Fundação SOS Mata Atlântica; o Projeto “Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque” e a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

O objetivo do Programa de Educação Ambiental “Mata Atlântica Vai à Escola”, indicado pelo deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), é sensibilizar, capacitar e mobilizar professores e alunos do ensino fundamental da rede de ensino pública e privada. O programa desenvolve atividades e ações na área de conservação ambiental, incentivando alunos à reflexão e à adoção de novas práticas ambientais como a utilização consciente dos recursos naturais.

A Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, indicada pelo Estudante da Orquestra Cidadã dos Meninos do Coque, uma das instituições premiadas, faz apresentação musical durante solenidade na Câmara deputado Raul Henry (PMDB-PE), oferece cursos de instrumentos de corda, teoria musical, flauta doce e canto coral, além de apoio pedagógico e psicológico, refeições e fardamento. O projeto atende atualmente 130 crianças. Idealizado pelo juiz João Targino, é mantido por meio de parceria com a Associação Beneficente Criança Cidadã, Chesf, Copergás e Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, indicada pelo deputado Jorginho Maluly (DEM-SP), foi criada em 1982 e é constituída atualmente por 309 mantenedoras e 448 instituições de ensino superior. A ABMES apoia o desenvolvimento de estudos e pesquisas, realiza cursos, seminários sobre temas como autonomia, acesso, desenvolvimento curricular, valorização dos cursos de formação de professores, avaliação institucional e de cursos, marketing educacional, sucessão, mensalidades escolares, financiamento e crédito educativo.

Concedido anualmente desde 2000, o prêmio é um reconhecimento a iniciativas que se destacam na defesa e na promoção da educação, especialmente as relacionadas à educação popular.

Jornal da Câmara

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates