quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Descalvado - Fique Sabendo se estende até 15 de dezembro

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009


Campanha de detecção do vírus HIV registrou 271 exames até 1º de dezembro
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Descalvado atendeu determinação da Diretoria Regional de Saúde e prorrogou, até 15 de dezembro, a Campanha Fique Sabendo, de detecção do vírus HIV no município. Até o dia 1º de dezembro, dia mundial da luta contra a AIDS, as unidades de saúde haviam registrado 271 exames.
Vale ressaltar que a mobilização tem caráter preventivo e de orientação e é recomendada, prioritariamente, a pessoas que tenham passado recentemente por situações de risco como relações sexuais desprotegidas, utilização de agulhas ou seringas contaminadas e ainda transfusões sanguíneas.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal, Dionéia Ragetli, lembra que o teste é sigiloso e havendo resultado positivo, os profissionais da Saúde estão preparados para acolher e orientar os pacientes. “Os testes de HIV e AIDS são totalmente sigilosos e visam exclusivamente oferecer orientações e tratamento aos soropositivos. O exame ainda tem por finalidade nos auxiliar na identificação dos parâmetros da doença no município e, é claro, iniciar de imediato o tratamento nos pacientes que tenham resultado positivo”, afirmou.
Os resultados são concluídos em 15 dias e entregues somente ao paciente na unidade em que procedeu ao teste. Os laudos são avaliados pelo médico especialista que atende e esclarece as questões aos soropositivos.
A mobilização continua nas Unidades de Saúde da Família dos bairros Santa Cruz, São Sebastião, Morada do Sol, Jardim Colonial e Jardim Albertina, Centro de Saúde II, Centro de Especialidades Médicas e Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, no período das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Prefeitura de Descalvado

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates