quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ibaté - Abertura do presépio de Angelim Perruci será na sexta

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Os últimos preparativos que marcarão a abertura do Presépio Artesanal
Foto: Divulgação
Os ibateenses responsáveis pela montagem do tradicional Presépio

Final de semana terá intensa programação cultural de final de ano

A Prefeitura de Ibaté realiza nesta sexta-feira (4), às 20 horas, a Abertura do tradicional Presépio Artesanal de Angelim Perruci, na Igreja Centenária de São João Evangelista. O evento faz parte da programação das festividades de final de ano que, tradicionalmente, tem sido realizadas pelo prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella.

Para fazer o presépio o artesão utiliza madeira, serragem, material elétrico, plantas, muita criatividade, empenho e amor. Pensando na economia de energia elétrica, o que é bom para o meio ambiente e para o planeta, este ano o presépio conta com uma novidade: um sensor que liga todos os dispositivos elétricos somente quando alguém se aproxima dele. Isso porque a Igreja fica aberta para exposição inclusive à noite, o que não oferece nenhum risco à população, já que a Prefeitura de Ibaté disponibiliza um guarda que garante a segurança e tranquilidade aos visitantes do prestigiado presépio da Igreja Centenária.

O ibateense Angelim Perruci é agricultor e aprendeu marcenaria aos treze anos com seu tio, Francisco Tomas, que auxilia o sobrinho há muitos anos na intensa preparação do tradicional presépio, que leva cinco dias para ser finalizado. Além de Perruci e Francisco Tomas, a dupla conta com a ajuda de outro simpático senhor, Diomar Marioto.

O artesão conta como surgiu a ideia do presépio ibateense, há 35 anos. “Sempre morei em fazenda, depois vim para a cidade por causa dos filhos, para uma vida melhor. Como sempre frequentei a igreja, o padre alemão Monsieur Frederico pediu ajuda aos fiéis na preparação de um presépio. Como sempre montei em casa, resolvi ajudar. No começo tive receio e pedi ajuda a um ministro. Tudo começou em 1974 na Igreja Centenária, numa pequena capela externa de Nossa Senhora Aparecida”, conta Perruci.

Com o fim das missas na Igreja Centenária, o trio passou a montar os presépios na Igreja Matriz durante 31 anos. Depois, o tradicional presépio não foi feito em igrejas: Perruci fez a decoração natalina em casa, mas o local não era tão divulgado e visitado pelas pessoas. No ano passado, o presépio foi montado em uma residência ao lado da Paróquia São João Evangelista, porém, esse ano o presépio voltou ao local onde a ideia surgiu.

Além do Presépio Artesanal, a Igreja Centenária abrirá nesta sexta-feira (4) a VII Mostra de Arranjos de Natal e a VIII Mostra de Mini Presépios, que contará com a beleza de vinte e dois arranjos feitos por entidades assistenciais, educacionais e pessoas previamente inscritas. As crianças também participarão com a exposição de mini presépios. A parte superior da Igreja apresenta ainda uma exposição que conta um pouco da história da cidade. Vale a pena conferir.

Para tornar a noite ainda mais especial, haverá muita música com a apresentação do Quinteto Instrumental, da Banda Ângelus e do Coral Multicanto, de São Carlos, sob regência da Professora Luba Dodonova.


As atrações de natal de Ibaté não param por aí. No sábado (5) e no domingo (6), também às 20 horas, a Praça Central terá música de qualidade para a população. No sábado, a Banda Musical da Escola Livre de Música “Maestro João Sepe”, de São Carlos se apresentará sob a regência do Professor Rodrigo Murer. No domingo a Praça Central de Ibaté recebe o grupo musical “Amigos Violeiros”, do Senar.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates