quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Formatura do Centro Comunitário reúne 400 pessoas, em Ibaté

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Alunos e professor do curso de cabeleireiro formam turma animada

As mulheres que agora, iniciam uma nova fase na vida profissional

Duzentos alunos se formaram e além de uma renda extra, eles fazem novas amizades

Nesta terça-feria, dia 15, os alunos do Centro Comunitário João Baptista Lopes de Ibaté, receberam seus certificados referentes aos cursos realizados durante o ano de 2009. No total, duzentos alunos passaram a ter qualificação profissional seja como artesão, cabeleireiro, manicure ou padeiro artesanal.

O prefeito de Ibaté José Luiz Parella, o Zé Parrella, parabeniza os alunos pela formatura. “Dou meus parabéns aos nossos ibateenses que decidiram estudar, aprender uma profissão e agora tem a oportunidade de ‘abrirem’ seus próprios negócios e terem uma nova fonte de renda para suas famílias. Estou muito feliz em saber que eles estão mudando de vida, fazendo um trabalho honesto e digno”, diz.

Zé Parrella espera que os novos profissionais alcancem sucesso. “Desejo sinceramente que todos os duzentos formandos encontrem um caminho cheio de sucesso, porque conhecimento e talentos com certeza não faltam”.

Dirce Lopes Peruchi, coordenadora do Centro Comunitário, agradece ao prefeito e enfatiza o apoio dado por ele. “Este trabalho é impecável por ter o apoio do nosso prefeito. E olha que já tenho experiência em administrações anteriores”, conta.

A coordenadora salienta o quanto é gratificante ter mudado a vida das pessoas através dos cursos oferecidos gratuitamente. “Os resultados positivos são muitos. É gratificante ver o resultado final. Já tem gente que montou seu próprio salão, arrumou emprego ou têm aqueles que estão trabalhando como autônomos fazendo artesanatos ou pães”, diz.

Há também alunos que já trabalhavam na área, mas não tinham estudado. Selma Cristina Gonçalves é um exemplo, pois trabalhava num salão de beleza como designer de sobramcelha. “Comecei a me interessar por cabelos, mas como não tinha feito nenhum curso eu não poderia mexer nos cabelos dos clientes”, diz.

A aluna até pensou em procurar uma escola particular de estética. A cabeleireira conta que os cursos oferecidos no Centro Comunitário são muito melhores que escolas famosas e caras. “Pensei em estudar em São Carlos numa rede famosa, mas depois que conheci o trabalho do Centro Comunitário mudei de ideia. As aulas são ótimas, aprendi todas as técnicas como corte feminino e masculino, luzes, relaxamento, enfim, tudo. Hoje atendo no salão onde já trabalhava e ainda ganho dinheiro atendendo em casa”, diz.

Selma elogia a iniciativa realizada na cidade. “Tem gente que não tem dinheiro nem pra comprar um pão. Então, as pessoas fazem os cursos do Centro Comunitário, aprendem uma profissão e ganham dinheiro. Sem falar dos que participam das aulas como uma forma de terapia, para curar depressão, por exemplo”.

Já Luzia Graciano Queiroz procurou o curso de padaria para ajudar na renda familiar e ter mais uma ocupação. Dona de casa, agora ela incrementa o bar que o marido tem com seus quitutes. “Sempre gostei de cozinhar, mas acabava o serviço de casa e ficava sem ter o que fazer. Hoje tenho minha profissão e ganho dinheiro, além de economizar, pois deixei de comprar pães, biscoitos e panetones para meus netos. Hoje sou eu mesma quem faço”, conta a feliz senhora.

Luzia revela que a professora, sempre prestativa, tirava dúvidas inclusive fora da sala de aula. “Ela ensinou muitas coisas, até o que estava além do previsto. Ensinou-nos a fazer coxinhas, por exemplo. E mesmo à noite ou nos finais de semana a gente podia ligar perguntando alguma dúvida, porque ela sempre disse que temos que evitar desperdício de alimentos”.

A aluna, que pretende fazer mais cursos em 2010, já despertou o interesse da família. “Até minha irmã quer participar dos cursos, porque todas as aulas do Centro Comunitário são ótimas. Além de aprendermos um trabalho, a gente ainda faz muitas amizades. Vale muito a pena tirar duas ou três horas para vir aqui”, diz.

O evento, que reuniu cerca de 400 pessoas no Centro Comunitário contou ainda com um sorteio de brindes doados pelo comércio ibateense. Todos puderam participar desse sorteio, que agraciou 45 pessoas com roupas, sapatos, cintos, relógios e muito mais.

Zé Parrella aproveitou para desejar um Feliz Natal aos formandos, distribuindo um panetone à cada um. “É uma lembrança simples, porém, necessária. Que essas famílias tenham um excelente Natal e um 2010 cheio de Paz, Conquistas e muitas Realizações”, finalizou.

(BOX)

Todos os cursos do Centro Comunitário “João Baptista Lopes” são gratuitos. O trabalho é realizado por meio do governo estadual, com o Programa Fortalecendo a Família, que mantém cursos de geração de renda. Em Ibaté, o Centro Comunitário conta com total apoio da Prefeitura de Ibaté, do Fundo Social de Solidariedade e do Departamento de Bem-Estar Social.

Os cursos oferecidos são de: cabeleireiro, manicure, padaria artesanal, pintura em tecido, biscuit, bijuteria, bordados em vários segmentos, tricô, crochê e corte e costura.

As inscrições começam em meados de janeiro e as aulas em fevereiro.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates