sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Livre da dengue desde 2005, Ibaté não se descuida um segundo

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Alunos também recebem orientação sobre dengue

Trânsito é um dos locais propícios para um alerta rápido

Fotos: Divulgação

Zé Parrella: “Bom resultado não é motivo para descuido”

O calor e as chuvas chegaram e com eles a preocupação com a dengue. Realidade que assusta muitos municípios, Ibaté é uma exceção. A cidade não registra nenhum caso da doença desde 2005, ano em que um cidadão foi picado pelo mosquito Aedes Aegypti quando trabalhava em São Paulo, numa construção. Como na capital o homem não conseguiu atendimento, decidiu retornar à sua terra de origem para ser atendido.

Na cidade ele recebeu toda a assistência e cuidado médico, além da hidratação necessária para sua recuperação. Depois de realizado o bloqueio do domicílio do doente, Ibaté recebeu a nebulização, que é feita em parceria com a Superintendência de Controles de Endemias (SUCEN), de Araraquara, responsável pela região.

A SUCEN promove cursos para a equipe ibateense de combate à dengue e realiza constantemente a avaliação de densidade larvária, que consiste na fiscalização e avaliação de vários quarteirões da cidade. A escolha dos quarteirões é feita através de um sorteio.

O bom resultado se deve ao trabalho realizado pela equipe formada por 41 funcionários da Prefeitura Municipal de Ibaté. Os 36 Agentes Comunitários de Saúde e o grupo de Combate a Endemias realizam, não só no período chuvoso, mas durante todo o ano, fiscalizações diárias que incluem a conscientização dos moradores da cidade.

O prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, fala sobre o excelente resultado. “Nossos agentes comunitários e o pessoal de combate a endemias estão sempre visitando as casas, indústrias e comércios fiscalizando e orientando a nossa população, por isso nenhum local escapa, até no Cemitério a equipe vai. O bom resultado alcançado não é motivo para nos descuidarmos. Hoje todo o ibateense sabe que se deixarmos água parada o mosquito transmissor da dengue vai aparecer. É preciso cuidado sempre”, diz.

O trabalho não é apenas no sentido de fiscalizar as casas, indústrias, comércios, hospitais e escolas, por exemplo. Há várias outras atividades como palestras em todas as escolas da cidade, campanhas, gincanas e mutirões que intensificam a importância de não se deixar água limpa e parada acumulada.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Ibaté, Crislaine Antônio Mestre, vários fatores contribuíram para essa boa notícia. “O apoio que temos do nosso prefeito é essencial, pois antes da atual administração não tínhamos essa equipe estruturada. Temos todo o apoio de Zé Parrella e assim, realizamos um trabalho diário, muito valorizado, o que nos faz trabalhar felizes e empenhados. A população também é responsável por não termos dengue na cidade, pois todos estão mais cuidadosos e conscientes”, diz.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que se procria rapidamente em locais com água limpa e parada.

Zé Parrella faz um pedido aos munícipes. “Conto com a população para continuarmos combatendo essa doença preocupante que tem atingido cidades vizinhas. Estamos empenhados, pois queremos esse mosquito bem longe da nossa cidade”, finaliza.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates