quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Porto Ferreira - Administração inaugura Clínica Escola de Enfermagem

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010


Professor Lito fala, observado por Saldanha Cougo, Serginho Martins, Maurício Rasi, Marcelo Nery, Edson Pudence, Carlos Eduardo M. da Silva e Itamar Duz

Projeto tem parceria com a Unicastelo

Na última segunda-feira (01/02) teve início as atividades do projeto Clínica Escola de Enfermagem, que funcionará junto ao Pronto Atendimento (PA) Dr. Neif João, localizado à rua Francisco Prado, 359, esquina com a rua João Salgueiro, no Centro.
Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Ferreira, por meio do Departamento Municipal de Saúde, com a Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo). O projeto, que vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 7h ao meio-dia, tem por finalidade agilizar as necessidades básicas de saúde, com os enfermeiros fazendo o diagnóstico e determinando a evolução e o atendimento. Com isso a saúde preventiva entra para substituir a saúde curativa.
A entrega oficial deste novo sistema – pioneiro na região – ocorreu em solenidade realizada na terça-feira (02/02), contanto com a presença de autoridades do município ligadas à Administração Municipal, Câmara de Vereadores, Hospital Dona Balbina e Unicastelo.
Para o médico Saldanha Leivas Cougo, vice-prefeito e idealizador do projeto, se trata de mais uma opção de atendimento voltado para a saúde, que poderá melhorar os índices de saúde pública preventiva no município. “É importante estarmos valorizando um trabalho de parceria como este, e tenho absoluta certeza de que teremos pleno êxito nos trabalhos. Agradeço ao empenho de todos e, principalmente, a confiança da Unicastelo, que acreditou em nossa proposta, por meio do seu coordenador geral, o Lito (professor José Antônio Todescan Gabrielli). A saúde preventiva é a forma mais eficaz de evitarmos doenças”, comentou Saldanha.
“A Universidade tem uma filosofia de trabalho que vai de encontro com as necessidades da comunidade à qual ela atende. Com estas iniciativas, a instituição se fortalece e cumpre um papel social. Para tanto, são necessários alguns fatores, como a vontade de empreender demonstrada aqui pelo prefeito Maurício”, disse o professor José Antônio Todescan Gabrielli (Lito), coordenador geral da Unicastelo, campus Descalvado.
Em seu pronunciamento, o prefeito Maurício Rasi enalteceu a parceria, que colocará em funcionamento mais uma opção de atendimento na área de saúde, com profissionais qualificados, incluindo equipes de professores e alunos do curso de Enfermagem da Unicastelo e do Departamento de Saúde da Prefeitura. “Quando se trata de saúde preventiva, estamos nos antecipando e as chances de evitarmos novos casos ou problemas de saúde são maiores. Por isso investimos nessa parceria. São profissionais extremamente competentes que estão à frente do projeto, e há uma expectativa muito positiva. Quanto à Unicastelo, que acreditou na proposta, faço um agradecimento especial, por meio de seu coordenador, o professor Lito”, comentou.
Para o funcionamento do local, a Rede Básica de Saúde (Unidades Básicas de Saúde, Centro de Saúde II, Central de Especialidades Médicas e Imagem e Programa de Saúde da Família) vai selecionar seus casos e encaminhar para a Clínica de Enfermagem. Ali será feito o diagnóstico do caso, que retorna ao local de origem das condutas já estabelecidas. Neste primeiro semestre serão focadas as clínicas: Idoso, Saúde Mental, Mulher, Coletivo, Adulto.

Prefeitura Municipal de Porto Ferreira

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates