quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Araras e São Carlos estão entre as 100 mais em casos de Aids

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Taxa de mortalidade em Araras supera a do Estado de São Paulo


Araras e São Carlos, na região Central do Estado de São Paulo, aparecem entre as 100 cidades que apresentaram crescimento no número de pessoas infectadas pelo vírus HIV. Além do ranking, o levantamento do Ministério da Saúde apontou ainda um aumento em municípios com menos de 50 mil habitantes. Os dados mostram que de 1997 a 2007, a incidência de casos em cidades menores dobrou.

De acordo com a pesquisa, em Araras, que aparece na posição 41 do ranking, a taxa de mortalidade é de 15 pessoas para cada 100 mil habitantes, maior que a do Estado, que é de oito mortes para o mesmo grupo.

São Carlos aparece na lista com mais de 29 casos para cada 100 mil moradores. De acordo com a coordenadora do programa DTS/Aids de São Carlos, Blaranis Pauletto, esse aumento ocorre devido ao processo de urbanização, além da precariedade do sistema público de saúde.

“Com a instalação de indústrias, os trabalhadores migram para essas cidades e o crescimento favorece o aumento das doenças infecto-contagiosas. Além disso, as campanhas de informação à população não são tão expressivas e o acesso ao preservativo e ao serviço de saúde são precários”.

Segundo Blaranis existe também um aumento de casos em mulheres com idades entre 40 e 50 anos pela falta de uso do preservativo. “Elas estão sendo infectadas pelos parceiros porque não negociam bem o uso do preservativo e é necessário que elas conversem com os parceiros e passem a usar o preservativo”.

Ela alerta ainda sobre os riscos da falta de preocupação com a prevenção depois do surgimento dos antiretrovirais. “O aumento da sobrevida depois do uso dos antiretrovirais é efetivo no tratamento de alguns casos, mas a mortalidade ainda existe, é uma doença fatal”, ressalta.

O Sesc São Carlos promove nesta terça-feira (1º), a partir das 20h, um bate-papo com profissionais do programa DST/Aids e professores da UFSCar com entrada gratuita. O Sesc fica na Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700, Jardim Gibertoni.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates