quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Descalvado - Realizada a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009



Aconteceu na última quinta-feira (10) a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil, organizada pela Prefeitura, Secretaria de Obras e Serviços Públicos e Secretaria de Educação e Cultura, sob o mote “A Caminho da Sustentabilidade”, e o lançamento do marco “Descalvado Dinâmico e Sustentável”.

Na cerimônia estiveram presentes o prefeito Luís Antonio Panone, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, primeira-dama Jose Panone, o ex-prefeito Antonio Todescan Gabrielli, Danilo de Almeida, da Defesa Civil de São Carlos, o capitão da PM Luís Sergio Mussolini, o advogado Fernando Vagner Izeppe, Alexandre Aparecido da Silva, representando o deputado estadual Davi Zaia (PPS), o presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Rosa Vianna, o vereador Sebastião José Ricci e demais secretários municipais.
Antes do início dos trabalhos, os conferencistas se dirigiram à Praça da Matriz para ouvir as crianças do coral da EMEF “Dirce Sartori Serpentino” e presenciar o descerramento do painel com informações turísticas da cidade, que está instalado naquela localidade. Em seguida, já nas dependências da antiga Fepasa, os presentes puderam ouvir o Hino Nacional nas vozes dos alunos da EMEF “Edna Maria Marini do Amaral”.
Na abertura solene, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Édner Tortella, disse que durante o ano de 2009 foram tomadas medidas estruturais e não-estruturais, em conjunto com a Seec e demais secretarias.
Sobre o que ele considera ações estruturais, Tortella citou as obras de prevenção contra enchentes que vem sendo feitas na cidade. No campo das ações não-estruturais, o secretário destacou o trabalho educacional realizado em conjunto com secretária Rosinês Pozzi Casati Gabrielli, que promoveu treinamentos, conferências etc.
“Como vimos agora em São Paulo, esse trabalho educacional de prevenção não é mais possível”, disse Tortella, que lembrou que fenômenos naturais existem desde os primórdios da humanidade. “Esses fenômenos da natureza, como chuvas fortes, furacões e vulcões sempre existiram. Com essa busca pelo crescimento a qualquer custo, faz com que potencialize os efeitos naturais sobre o homem”, falou Tortella – antes de ler o Regimento da Conferência Civil.
Brasília – O prefeito Luís Antonio Panone agradeceu a presença de todos e enalteceu a importância da Conferência. O chefe do Executivo também falou sobre a recente viagem que fez à capital federal, quando se reuniu com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB), e com os deputados Dimas Ramalho (PPS) e Nelson Marquezelli (PTB).
Panone revelou que já está selecionado o projeto para a construção de um centro de Zoonoses, que será construído em parceria com a Unicastelo, a partir de 2010.
O prefeito disse que em Descalvado não temos catástrofes naturais, mas que é necessária a prevenção de acidentes em tempos de normalidade. “Eu me lembro em 1997 o prefeito Lito, logo que assumiu a prefeitura, teve de decretar estado de calamidade pública, em função das enchentes. Naquela época nem existia o Condec (Conselho de Defesa Civil)”, falou Panone.
“Nós não estamos imunes a intempéries” – continuou Panone -, “mas esse momento é importante para nos prepararmos e tomar conhecimento para saber como agir em situações como àquela que enfrentamos em 97. É hora de nos organizarmos, de pensar e refletir sobre as ações que tomaremos no futuro”.
Sobre o marco “Descalvado Dinâmico e Sustentável”, o prefeito falou sobre o ranqueamento da cidade no projeto “Município Verde e Azul”. “Sobre sustentabilidade, o maior exemplo que nós tivemos foi durante a cerimônia que revelou o ranking dos municípios, quando tomamos conhecimento que nossa cidade passou da nota 2,5, numa escala de zero a dez, para 6,7 – o que nos aproximou da nota 8, necessária para o recebimento do certificado”.
Ainda de acordo com Panone, “é claro que ações tomadas no governo passado foram importantes. Não quero tirar o crédito de ninguém. Porém, se nós não tivéssemos avançado nessa área, se não tivéssemos feito nada, teríamos a mesma nota do ano passado. É uma questão de lógica”.
Antes de finalizar, Panone ainda citou os investimentos na troca da iluminação, na ordem de R$ 800 mil - contra R$ 28 mil investidos pela administração passada; do prêmio recebido pelo programa “Fuxico de Mulher”; do apoio que a prefeitura vem dando aos trabalhadores empregados na Rei Frango; e da vinda de empresas para a nossa cidade. Ele também garantiu que em 2010 o foco será a implantação da guarda civil em Descalvado.

Prefeitura de Descalvado

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates