quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Descalvado - Guarda Civil Municipal começa a tomar forma e deverá ser implantada em 2010

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O prefeito Luís Antonio Panone recebeu a visita do comandante da Guarda Municipal de São Carlos, o capitão do Exército João Luiz Tozzato, para dar forma à implantação da corporação em Descalvado. Na reunião também estiveram presentes o capitão do destacamento local da Polícia Militar, Luiz Sérgio Mussolini Filho, a futura secretária de Administração, Maria Ângela Fulino de Souza; o procurador geral do município, doutor Sérgio Luiz Sartori; e o vereador Gilson dos Santos Rodrigues (PT).

Panone iniciou a reunião lembrando que desde o ano passado vem mantendo contatos com o capitão Tozzato. “Nós precisamos de seu auxílio e conhecimento, para formarmos um diagnóstico. Nossa administração tem o compromisso de implantar, ainda neste ano, uma guarda civil. A implantação, inclusive, já está na peça orçamentária. É necessário conhecer as experiências que já estão dando certo em outras cidades”, revelou o prefeito.

Em vários pontos da conversa ficou claro que tanto o prefeito Panone quanto o capitão Tozzato comungam do mesmo ponto de vista no que diz respeito à desnecessidade dos GSMs trabalharem desarmados e em consonância com as diretrizes de segurança que norteiam as ações da Polícia Militar. “Nós nunca imaginamos armar a nossa guarda. Isso pode trazer uma série de desdobramentos”, afirmou Panone. Para Tozzato, “é necessário respeitar as características de cada cidade. Porém, nós costumamos dizer que a guarda civil não é concorrente da PM. Somos parceiros e trabalhamos na prevenção”

“Outra questão que tem dado muito certo, em São Carlos, é o patrulhamento na porta das escolas”,afirmou o capitão Tozzato. “Isso também vem ao encontro do nosso desejo”, asseverou Panone. “Nós temos mais de uma dezena de escolas municipais. Queremos melhorar a segurança de nossas crianças, privilegiando a informação e o monitoramento. Em 2010 já teremos o trabalho de monitoramento de todas as nossas escolas. Eu entendo que a presença ostensiva dos policiais já inibirá a ação dos marginais”.

Para o chefe do Executivo, os primeiros passos em busca de maior segurança para os munícipes já foram dados, com o investimento de mais de R$ 1 milhão em iluminação pública e no próprio serviço de monitoramento das escolas – que também deverá ser estendido para as praças da cidade e principais pontos do comércio local. Para tanto, a proposta é formatar parcerias com entidades e comércio, buscando instalar câmera de vídeo e criar um sistema de monitoramento.

A criação da Guarda Civil, no entanto, segue os trâmites legais. Assim sendo, o prefeito Panone determinou às autoridades competentes agilidade nos levantamentos necessários para a implantação da corporação. “Nós precisamos, inicialmente, pensar na parte institucional dispondo sobre a criação do projeto de lei que será enviado à Câmara, na elaboração do código disciplinar da corporação e nos demais documentos necessários, inclusive visando o concurso público para a contratação dos profissionais. Também precisamos fazer um levantamento de custos, estudar qual será o número de efetivos e discutir quais serão os equipamentos que serão utilizados pela Guarda”

Reunião – No encontro ficou acertada a visita de um grupo de secretários a São Carlos, para conhecer o funcionamento da Guarda Civil daquele município. Também está marcada para o próximo dia 22 de fevereiro uma nova reunião, para dar contornos definitivos no projeto. “Eu quero agilidade no desenvolvimento desse projeto”, finalizou Panone.


Prefeitura de Descalvado

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates