quinta-feira, 29 de abril de 2010

Descalvado - Assentados do Horto do Bom Retiro tratam de reivindicações e serviços com o Governo Municipal

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Representantes da comunidade pediram medidas para isolamento da área de transbordo e enalteceram serviços oferecidos pela municipalidade

Representantes do Assentamento do Horto Bom Retiro foram recepcionados, na segunda-feira 26 de abril, pelo prefeito Luís Antônio Panone e pelos secretários municipais Patrícia de Falco e Edner Tortella, das secretarias de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, respectivamente. No encontro, intermediado pelo diretor do Meio Ambiente Fábio Ferraz, os assentados apresentaram sugestões de melhorias na área utilizada pela Prefeitura para o transbordo do lixo destinado à cidade de Guatapará e comentaram sobre a qualidade dos serviços oferecidos pelo Governo Municipal à comunidade do local. Participaram da reunião ainda os diretores do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Waldir Chagas e Fernando Bandur.

Os assentados pediram adoção de medidas em vista de regularizar as atividades de transbordo do lixo realizadas no local. Para eles, a redução do espaço para o transbordo e o isolamento da área com alambrados seriam algumas soluções. O prefeito e o secretário Tortella comentaram as dificuldades da Prefeitura em identificar novo local para a atividade e acolheram as propostas dos moradores. “Vale lembrá-los que realizamos grande mutirão de limpeza na área de transbordo e disciplinamos o transbordo deslocando máquina pá carregadeira exclusiva para elevar o lixo aos contêineres imediatamente, evitando assim, transtornos à comunidade. Outra medida já tomada é o fechamento da vala onde depositávamos folhas e galhos e a contratação de mais um contêiner para destinação do lixo orgânico também para Guatapará, impedindo as queimadas”, disse o secretário.

A Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos designou servidor responsável para fiscalização diária das condições do local. O prefeito comentou proposta de criação de consórcio intermunicipal para construção de usina de lixo que atenda Descalvado e outros municípios da região, o plano tem sido tratado em reuniões constantes com os prefeitos destas cidades.

Na oportunidade, o chefe do executivo questionou como os assentados têm recebido os serviços oferecidos pela municipalidade e se estão contentes com o atendimento nas diversas áreas. Vale lembrar que o Governo Municipal dispensa diariamente viagens do caminhão-pipa a fim de garantir o abastecimento de água nos assentamentos, oferece sementes para incentivar a agricultura familiar e realiza transporte de alunos e pacientes para as unidades da rede municipal. “Percebemos a disposição da Prefeitura em nos ajudar, o que tem contribuído muito para o desenvolvimento da nossa comunidade. Não sabemos de onde partem inverdades que chegam à imprensa e denigrem nossa imagem”, afirmaram Ana Maria da Silva, Zaqueu Aguiar e João Pedro Romão, participantes do encontro.

O prefeito enfatizou a vontade da Administração Municipal em auxiliar os assentamentos instalados na cidade. “Não vejo assentamento como problema, mas como uma solução em muitos aspectos, como a Agricultura Familiar. Estamos incentivando a produção em série de verduras e leguminosas para que possam abastecer nosso Serviço de Alimentação Escolar, estamos prestando orientações de cultivo e já garantimos a compra destes produtos. Temos também políticas públicas em médio prazo de forma a atendê-los e exigimos dos nossos setores o bom atendimento nas políticas imediatas como o transporte ao médico e à escola, por exemplo”, notou o prefeito.

Os diretores do INCRA apresentaram ao Governo Municipal os incentivos que têm favorecido os assentados da cidade como crédito para construção de moradias e auxílio alimentação. No encontro, os representantes do órgão se comprometeram a agendar uma reunião entre o prefeito municipal e o superintendente do instituto, Raimundo Pires Silva, a fim de discutir novas propostas, alternativas e outras benfeitorias aos assentamentos instalados no município.


0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates