sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ibaté - Gestor do Acessa São Paulo visita Biblioteca e elogia instalações

sexta-feira, 23 de abril de 2010
Rafael Paulucci elogiou o programa de inclusão digital desenvolvido há cerca de 3 anos na cidade
Foto: Divulgação


Prefeito Zé Parrella está satisfeito em ver que o programa é um sucesso em sua cidade


A Biblioteca Pública Municipal “Comendador Nello Morganti” recebeu, na última semana, a visita do gestor do Programa Acessa São Paulo, Rafael Trefilho Paulucci e de Silia Moan, Coordenadora de projetos da Escola do Futuro, órgão vinculado da Universidade de São Paulo (USP).

A visita teve como objetivo verificar o andamento do programa Acessa São Paulo em Ibaté e fomentar a rede de projetos, como explica o gestor do programa. “Nosso objetivo é mostrar que existe um espaço para a população utilizar o computador para diversos serviços, como pesquisas, trabalhos escolares, impressão de currículos ou atestados médicos”, diz Paulucci. Ele acrescenta que o programa está sendo muito bem desenvolvido na cidade. “Temos duas novas monitoras e elas estão se saindo muito bem, estão a par de todo o programa, mesmo sem elas terem passado pelo treinamento em São Paulo. Além disso, a Prefeitura tem nos apoiado sempre, em tudo o que precisamos”, diz.

De acordo com a monitora do acessa São Paulo em Ibaté, Alice Ibelli, a visita foi de grande utilidade para a cidade. “Nosso gestor trouxe ideias novas, projetos como a instalação de um pequeno cinema na biblioteca e a criação de um blog que conte a história de Ibaté. São ferramentas que mostram a utilidade de um computador e internet à população”, diz.

O prefeito Zé Parrella está satisfeito em ver que o programa é um sucesso em sua cidade. “A inclusão digital é um assunto de extrema importância. É por isso que temos hoje o acessa São Paulo, as aulas de informática em duas escolas municipais e vamos crescer muito neste sentido. Ibaté está caminhando para frente, porque nossa população merece isso, merece poder utilizar um computador para fazer um trabalho, imprimir um currículo, pesquisar, obter conhecimento. E hoje sabemos que sem o computador e sem internet não podemos realizar nenhum trabalho. Essa é uma ferramenta muito importante e que todos têm o direito de utilizar”, diz.



Acessa São Paulo - Em Ibaté, o programa existe desde 2006 através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo. De acordo com a monitora, o programa recebe uma média de 80 a 100 pessoas por dia. O principal público é formado por pessoas com idades entre 15 a 25 anos. “A maioria é adolescentes que estão em busca do primeiro emprego, então vem para fazer o currículo ou procurar vagas na internet. Recebemos também vários estudantes interessados em fazer trabalhos escolares ou pesquisas”, diz.

Já em todo o Estado de São Paulo, o programa registrou, em oito anos de existência, 42 milhões de atendimentos e 1 milhão de usuários cadastrados.



Serviços - Para participar do Acessa São Paulo é necessário trazer um documento com foto (RG ou RA no caso de estudante). Os serviços prestados são inúmeros: é possível acessar a internet gratuitamente; realizar a impressão de atestados; boletos bancários; 2ª via de contas; participar do programa Nota Fiscal Paulista; acessar o Emprega São Paulo; fazer a inscrição em concursos públicos; trabalhos escolares e pesquisas on-line.

O horário de funcionamento do programa na cidade é das 8 às 17h30.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates