terça-feira, 20 de abril de 2010

Ibaté - Após reunião em Monte Alto, GMI recebe visitantes

terça-feira, 20 de abril de 2010
Naval e Padovan: Maurício Domingues Naval, da GCM de São Paulo foi recebido pelo Comandante da GMI
Estrutura da GMI foi bastante elogiada por CD Naval

Fotos: Divulgação

2ª reunião de Comandantes das GCM’s teve a participação de Ibaté. Após o evento, cidade recebeu visitantes


A Guarda Municipal de Ibaté (GMI) participou da 2ª reunião de Comandantes das Guardas Civis Municipais, em Monte Alto, no ultimo dia 13 (terça-feira). Além de Ibaté, a reunião contou com a presença de diversos representantes das Guardas Municipais de Araraquara, Sertãozinho, Ribeirão Preto, Porto Ferreira, Bebedouro, Monte Azul Paulista, São José do Rio Pardo, São Paulo, Valinhos, entre outras.

Na oportunidade, os comandantes puderam trocar experiências sobre projetos desenvolvidos em suas cidades e discutir questões como porte de armas para a guarda, criação do Conselho Regional da GCM e outros assuntos.

O comandante da Guarda de Ibaté, Marcos Padovan, destaca um assunto levantado na reunião. “Discutimos a questão do Pronasci, que é uma verba distribuída entre os municípios. Esta verba é importante, pois será aplicada em diversas melhorias, como por exemplo, na compra de viaturas e equipamentos de segurança, na melhoria da base da Guarda ou para custear cursos de capacitação para os Guardas Municipais”, diz.


Visitantes – Após a reunião, Ibaté recebeu na quarta-feira (14), a visita de Maurício Domingues Naval, Classe Distinta (CD) da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e o Guarda Civil Municipal (GCM) e Presidente da Associação dos Guardas Municipais de Valinhos, Sidnei Batista dos Santos. O convite para conhecer a base da Guarda Municipal ibateense foi feito pelo Comandante Marcos Padovan.

Pela primeira vez na cidade, eles discutiram assuntos referentes à atuação das Guardas Municipais. Os visitantes elogiaram o trabalho realizado pela GMI e o apoio dado pelo prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella. “Estou impressionado com a cidade. Por ser de porte pequeno, a atuação da Guarda Municipal ibateense é excelente”, diz Naval.

O presidente da Associação dos GCM’s de Valinhos também gostou muito da estrutura da cidade. “A GMI é um diamante bruto que precisa ser lapidado e quando o prefeito investe na Guarda Municipal a população é quem ganha, porque tem muito mais segurança”, fala.

Naval acredita que a cidade tem potencial para cuidar da segurança. “A Guarda Municipal de Ibaté tem potencial para cuidar de diversas áreas, como trânsito ou meio ambiente, por exemplo”, diz. Ele fala também da criação de vínculos entre a população e as Guardas Municipais, algo que já ocorre em Ibaté. “Se você é criança e vê o Padovan passando na porta da escola, depois você cresce e vê o Padovan em frente a sua casa, cuidando da sua segurança, você cria um vínculo com a Guarda Municipal, pois as GM’s devem proporcionar aos cidadãos segurança e confiança”, explica.



Poder de Polícia – As Guardas Municipais estão buscando um novo modelo de trabalho. De acordo com informações dos visitantes, as GM’s (ou GCM’s) têm poder de polícia. Naval, conhecido entre os GCM’s de todo o país, luta há muitos anos pela valorização do trabalho das GM’s e especialmente pela transformação, em território nacional, da Guarda Municipal em Polícia Municipal. Após perder três filhos assassinados, Naval, que já trabalhava na GCM, tornou-se mais atuante. “Outras instituições colocam na mídia que as Guardas Municipais não têm poder de polícia, eles usam como base o artigo 144 da Constituição Federal (CF), mas nós estamos no parágrafo oitavo da CF, que não define o que são bens públicos e nem o que é poder de Polícia, por isso, as pessoas fazem essa confusão. Mataram meus filhos e eu vou “matar” esses bandidos criando as Polícias Municipais em todo o Brasil”, diz.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates