quinta-feira, 29 de abril de 2010

Matão - Departamento de Cultura divulga programação de eventos de Maio

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Prefeitura de Matão, através do Departamento Municipal de Cultura divulgou nesta semana a programação dos eventos do mês de Maio. Haverá exposições, apresentações musicais, artísticas e de dança, oficinas culturais e diversas atividades que integrarão a 8ª Semana Nacional de Museus.

A atração deste mês do projeto Circuito Cultural Paulista será o espetáculo de dança “Mané Gostoso”, apresentado pelo Ballet Stadium, no dia 15 (sábado), às 20h00, no Anfiteatro Adriana Manzi.

Todos os eventos e atividades são gratuitos. Os interessados devem retirar os convites na Casa da Cultura “Prefeito Armando Bambozzi”, na Avenida 7 de Setembro, 1051, no Centro. Mais informações pelo telefone 3382-6640. Confira a seguir, a programação completa:

Fotografias

O espaço cultural “Maria José Bozelli Ciarlo”, na Câmara Municipal receberá a exposição de fotografias “Memórias do Comércio de Matão”, com visitação de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 17h00, até o final do mês de Maio. A abertura da exposição será no dia 3, às 18h45, com apresentação musical alunos da Oficina de Orquestra de Violões do Departamento de Cultura.

Pintura em Tela

No período de 10 a 31 de maio, as obras de pintura óleo sobre tela do acervo do Museu Municipal “Olympia Maffei Olivastro” estarão expostas no Espaço Cultural “Victório D’Agostino”, no IMEES (Instituto Municipal de Educação e Ensino Superior), com visitação das 8h00 às 22h00, de segunda à sexta-feira.

100 anos da Bambozzi

No dia 6 de Maio, às 20h00, na Casa da Cultura “Prefeito Armando Bambozzi”, acontece a abertura da exposição “100 Anos da Bambozzi”, com fotografias, pinturas e objetos que contam a história da empresa. Haverá também apresentação de vídeo-documentário.

A visitação da exposição será no período de 10 a 31 de Maio, no horário das 8h00 às 17h00.

Feira de Artesanato

O Departamento de Cultura promove a Feira de Artesanato Especial Dia das Mães, na Praça “Dr. Leônidas Calígula Bastia”, no Centro, no dia 8 de Maio (sábado), das 9h00 às 17h00.

Esquina da Arte

Nos dias 7 e 8 de Maio, das 9 às 17h00, o artista Chico Silva desenvolverá o projeto “Esquina da Arte”, com a exposição de suas na Avenida 7 de Setembro, esquina com a Rua José Bonifácio (Casa da Cultura).

Roda de Conversa

O historiador Adail Pedro (Sabiá) fará uma “Roda de Conversa” sobre o tema “Recordando e Contando Histórias de Matão”. A atividade será no dia 18 de Maio, às 15h00, na Casa da Cultura “Prefeito Armando Bambozzi”. Professores, estudantes e a população em geral podem agendar a participação pelo telefone 3382-6640.

Amor maternal

A fotógrafa Karina Ignacio apresenta seu trabalho na exposição “Amor Maternal”, no período de 3 a 31 de Maio, em dois locais: no Espaço Cultural “Day by Day” Restaurantes (Rua João Pessoa, 1051, Centro) e no Café Pacaembu (Avenida 15 de Novembro, 1105, Centro). Ambos com visitação em horário comercial, de segunda a sábado.

160 anos de Almeida Júnior

No dia 8 de Maio, em comemoração ao Dia do Artista Plástico Brasileiro, artistas de Matão participarão de uma atividade organizada pela EMEF “Eugênio Trovatti”, no distrito de Bueno de Andrada. Os estudantes desenvolvem o projeto “160 anos de Almeida Júnior: Universo Cultural Caipira e o Conhecimento Universal”. O evento será na praça da antiga Estação Ferroviária, das 8h00 às 11h00, com exposição de trabalhos escolares e obras de artistas plásticos.

Circuito Cultural

No dia 15 de maio, às 20h00, no Anfiteatro Adriana Manzi, acontece mais uma apresentação do projeto Circuito Cultural Paulista, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Matão. A atração será o espetáculo de dança “Mané Gostoso”, apresentado pelo Ballet Stadium

Resultado da união entre o Ballet Stagium e o Quinteto Violado, o espetáculo é marcado por bom humor, grandeza poética e simplicidade. A obra homenageia um dos ícones de nosso país, o artista pernambucano Luiz Gonzaga, ao realizar uma leitura moderna da cultura popular do Nordeste. O título “Mané Gostoso” é uma alusão ao boneco feito em madeira, brinquedo infantil facilmente encontrado nas feiras nordestinas, cujos braços e pernas são movimentados por meio de cordões.

A apresentação terá duração de 50 minutos, com classificação indicativa livre. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na Casa da Cultura “Prefeito Armando Bambozzi”.

Oficina de vídeo criação

O Departamento de Cultura oferece gratuitamente uma Oficina de Vídeo Criação, que será ministrada por cineastas formados na FAAP-SP (Fundação Armando Álvares Penteado). As inscrições devem ser feitas na Casa da Cultura “Prefeito Armando Bambozzi”, no período de 03 a 26 de Maio.

As aulas serão realizadas entre os dias 30 de Maio a 5 de Junho, na Casa da Cultura, obedecendo o seguinte cronograma: Capacitação em vídeo com foco em equipamentos, conceitos e atividades do desenvolvimento do olhar (1ª Etapa), Capacitação em vídeo nas linguagens: ficção e documentário (2ª Etapa) e Produção de Vídeos (3ª Etapa).

As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone 3382-6640.

Oficinas diversas

O Departamento de Cultura informa que estão abertas as inscrições para as oficinas de Música e Coral, Desenho Pastel, Viola e Teatro. Mais informações pelo telefone 3382-6640.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates