quinta-feira, 29 de abril de 2010

Descalvado - Projeto Estratégico Criança Ecológica entra em seu segundo ano

quinta-feira, 29 de abril de 2010


O Projeto Estratégico “Criança Ecológica” é um dos 21 projetos ambientais da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA). Seu objetivo é informar e sensibilizar as crianças do ensino fundamental da rede pública sobre os conceitos básicos da agenda ambiental, visando à mudança de comportamento e a afirmação de novas atitudes, tornando as crianças verdadeiros agentes de uma sociedade sustentável.

O projeto é voltado aos primeiros anos do ciclo II do ensino fundamental e trabalha com cinco agendas ambientais: Azul (Água), Verde (Flora e Fauna), Cinza (Poluição) e Amarela (Aquecimento Global), utilizando sempre elementos lúdicos e bastante práticos.

A prefeitura aderiu imediatamente ao Projeto Criança Ecológica, assim que ele foi lançado, em 2009. Ainda no ano passado foram desenvolvidas atividades diversificadas, buscando uma maior conscientização por parte das crianças sobre os problemas relacionados às questões ambientais. Foram ministradas palestras, promovido plantio de árvores e realizado concurso para o mascote do meio ambiente.

O trabalho – fruto de parceria envolvendo as secretarias de Saneamento, Água e Esgoto (SSAE); Educação e Cultura (SEEC); e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SMAE) – foi reconhecido regionalmente, sendo o único escolhido para ser apresentado no II Encontro Regional de Educação Ambiental, realizado em Americana, em 15 de outubro do ano passado. Na ocasião, nossa cidade foi representada pela secretária Patrícia Bortoletto de Falco, da SSAE. No evento – que mereceu destaque na imprensa descalvadense – também estiveram presentes representantes da SEEC e professores da rede pública de ensino.

Nova Fase – Em 2010, o Projeto Criança Ecológica entra em sua segunda fase. A SEEC, em parceria com a SSAE, distribuiu 926 livros do Criança Ecológica aos alunos das 4as e 5as séries da rede municipal de ensino e 39 kits aos professores. Também realizou a exposição itinerante “Água na Medida Certa” em cinco escolas municipais, para aproximadamente 700 alunos de 5º a 8º séries, durante as comemorações da Semana da Água. Juntamente com a exposição, foram realizadas palestras sob a organização do diretor da SSAE, Fábio José Ferraz, e da Coordenadora de Ciências, Sônia Rodolfo.

Ainda para este ano estão previstas outras exposições itinerantes e o agendamento aos espaços destinados à visitação. Além do material didático, de ótima qualidade, distribuído aos alunos de 4º e 5º séries, o projeto conta também com locais pedagogicamente preparados para receber excursões dos estudantes. Das 24 “Florestas Legais” inauguradas no Estado, duas delas estão muito próximas a Descalvado, sendo uma no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passo Quatro, e outra no Parque Estadual de Porto Ferreira.

Para Patrícia Bortoletto de Falco, “a implantação do projeto foi realizada tão logo o seu lançamento porque acreditamos na sua importância em despertar mudanças culturais na população descalvadense no que se refere às questões ambientais. Todos podem conferir a qualidade do projeto acessando o site www.criancaecologica.sp.gov.br”, finalizou a secretária.

Prefeitura de Descalvado

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates