segunda-feira, 19 de abril de 2010

São Carlos - Prefeitura promove exame de saúde bucal a partir de sábado

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A Prefeitura de São Carlos, via Secretaria Municipal de Saúde, inicia no sábado, dia 24, em todas as unidades de saúde, o exame de prevenção e diagnóstico precoce de câncer bucal. Esse exame coincide com o início da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso e visa identificar e diagnosticar alterações da boca, prevenir contra seqüelas, mutilações e facilitar o tratamento da cura e sobrevida. Ele será feito gratuitamente nas unidades de saúde até o dia 7 de maio.

Em 2009, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados 4.156 exames de saúde bucal. Em 463 foram constatadas lesões reversíveis tratadas nas unidades de saúde com o uso de medicamentos ou ajustes de fatores traumáticos, 122 lesões potencialmente malignas e 6 casos confirmados de câncer bucal.

Tratamento
Nas lesões que não regridem em 21 dias, os pacientes são encaminhados para diagnóstico no Centro Especialidades Odontológico (CEO). Se necessário, o Centro faz uma biópsia e na confirmação da doença o paciente é encaminhado para tratamento médico no Centro Municipal de Especialidades (CEME).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 95% dos casos de câncer bucal estão associados ao fumo, consumo de bebidas destiladas e o não uso do protetor solar labial. Em 3 anos de trabalho do CEO foram confirmados em São Carlos 30 casos de câncer bucal.

O secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, lembra que a linha de cuidado da Atenção em Saúde Bucal em São Carlos começa já no nascimento da criança e se prolonga sem limite de idade. Para dinamizar o atendimento na área de odontologia, a Prefeitura conta com o apoio de 35 equipes de saúde bucal e 47 consultórios odontológicos.

“A Prefeitura ampliou a infraestrutura de atendimento, reduziu a fila de espera, capacitou profissionais. O tratamento é humanizado e atende diversas famílias, algumas nunca tinham sentado numa cadeira de dentista”, ressalta Pereira.

Fatores de risco
Os homens têm maior risco que as mulheres em desenvolver câncer bucal, assim como as pessoas acima de 40 anos, mas a doença também pode ocorrer em qualquer idade. Entre os fatores de risco do câncer bucal estão as doenças sistêmicas, fumo, álcool, exposição solar, e hereditariedade. Para prevenir o câncer bucal é importante fazer sempre o auto-exame, diminuir o estresse, ter dieta saudável, evitar sol das 9 às 16h, cuidar da higiene da boca, evitar o fumo e o álcool, consultar o dentista a cada 6 meses (incluindo quem usa prótese – dentadura por exemplo), higienizar próteses, praticar atividades físicas regularmente, entre outras medidas.

Vacina contra a gripe comum
De 24 de abril até 7 de maio todas as pessoas com mais de 60 anos de idade devem tomar a vacina contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Aqueles idosos que são portadores de doenças crônicas vão receber, na mesma data, uma segunda dose de vacina, a da gripe A (H1N1).

O objetivo é reduzir o número de internações hospitalares decorrentes de agravamentos da gripe, como pneumonia, A Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar em São Carlos 20.900 idosos, 80% da população nesta faixa etária que hoje reúne 26.231 pessoas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Vigilância Epidemiológica (16) 3307-7405.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates