Os supermercados de Descalvado não poderão mais distribuir sacolas plásticas a partir desta segunda-feira (4). A medida faz parte de um acordo assinado há seis meses entre a promotoria do Meio Ambiente e os donos dos estabelecimentos da cidade. Com isso, a expectativa do Ministério Público é que 100 mil sacolas deixem de ser utilizadas mensalmente.
A partir de agora, os supermercados que desrespeitarem o acordo serão punidos com uma multa de R$ 10 mil. A fiscalização será feita pelo Ministério Público e por agentes da prefeitura. “A cobrança em um primeiro momento será amigável e se não houver o depósito ao fundo municipal, eu entro em juízo com uma ação de execução”, explicou o promotor do Meio Ambiente, Alexandre de Andrade Pereira.
O dinheiro arrecadado com as multas vai para um fundo municipal criado para incentivar medidas de preservação do meio ambiente.
De acordo com o gerente de supermercado Paulo José Tondati, a maioria dos clientes esperou a nova regra entrar em vigor para comprar as sacolas retornáveis, que estavam disponíveis desde o anúncio do acordo.
A empregada doméstica Selma de Campos já tinha duas sacolas retornáveis em casa, mas acabou esquecendo e teve que levar as compras em um caixa. “Até o povo se adaptar no momento está sendo muito difícil”, disse.
Eptv
0 comentários:
Postar um comentário