quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ibaté - Prefeitura inicia distribuição de carnês de IPTU

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Carnês já começaram a ser distribuídos; pagamentos devem ser feitos até o dia 10 de março

Foto: Divulgação

Pagamentos podem ser realizados em bancos, lotéricas e até em lojas

A Prefeitura de Ibaté iniciou a distribuição dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) nesta semana. Os proprietários dos mais de 9 mil imóveis e terrenos têm até o dia 10 de março para efetuar o primeiro pagamento ou a parcela única do imposto.

O prefeito de Ibaté, José Luiz Parella (PSDB), o Zé Parrella, conta que conseguiu diminuir a inadimplência na cidade devido à forma de pagamento estabelecida. “Nós facilitamos ao máximo para que o morador consiga pagar, por isso só não paga quem não quer”, diz.

De acordo com Emanuel Danieli da Silva, assessor jurídico da Prefeitura Municipal, há desconto tanto para os pagamentos à vista quanto a prazo. “O desconto é de 20% nas duas formas de pagamento. A Prefeitura parcela em 10 vezes. Outra facilidade criada pelo prefeito Zé Parrella é o pagamento do IPTU em supermercados, lotéricas, bancos e estabelecimentos comerciais conveniados aos bancos para recebimento de boletos”, conta.

A expectativa do município para este ano é arrecadar aproximadamente R$ 4,5 milhões. Cerca de 20% da população escolhe o pagamento em parcela única, por isso, a Prefeitura espera arrecadar, até o dia 10 de março, cerca de R$ 900 mil. O reajuste do valor do IPTU foi de 4,17%, baseado no índice do IPCA.

Zé Parrella ressalta a importância desse imposto para os municípios. “O IPTU não existe à toa, pois a população que paga seus impostos em dia vê que esse dinheiro é utilizado em benfeitorias para nossa cidade, que incluem construções ou reforma de prédios públicos como escolas, hospitais, unidades básicas de saúde etc. Hoje nossa população está vendo esse dinheiro ser empregado seriamente em ações que garantam a sua qualidade de vida”, conta.

Até o final de fevereiro, toda a cidade deverá ter os carnês entregues através dos Correios. O contribuinte que não receber o carnê dentro desse prazo deverá entrar em contato com a Prefeitura através do telefone (16) 3343.1252 ou, ainda, ir pessoalmente ao setor de Dívida Ativa, na Unidade II, que fica na Avenida São João, 1051, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

A renegociação de impostos também está em funcionamento durante o ano todo. Basta procurar o mesmo setor na Prefeitura.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates