quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ibaté terá mais de 40 profissionais no Recreio nas Férias

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Preparação: Profissionais se preparam para atividades

Capacitação: Programa começa na segunda no Estádio Municipal

Foto: Divulgação

Capacitações preparam profissionais para receber mil participantes

Na quarta-feira (20), a Escola Municipal “Professora Neusa Milori Freddi” recebeu a equipe de profissionais do projeto Recreio nas Férias para duas capacitações.

A primeira contou com a exibição de vídeos explicativos aos 27 monitores e coordenadores contratados em regime temporário pelo Ministério dos Esportes, que ouviram atentamente as orientações dos três coordenadores ibateenses dos projetos Segundo Tempo e Recreio nas Férias.

A segunda capacitação foi promovida pelo Departamento de Esportes, Cultura e Lazer da cidade, que enfatizou questões locais do programa, com esclarecimento de dúvidas e exibição de vídeos motivacionais. As atividades de preparo desses profissionais duraram mais de 4 horas.

O Recreio nas Férias é um programa do Ministério dos Esportes e da ONG/OSCIP Pra Frente Brasil. A Prefeitura de Ibaté dá total apoio ao projeto, através dos Departamentos Municipais de Esporte, Educação e Meio Ambiente, já que este ano o tema gerador é a questão ambiental.

O apoio dado pela prefeitura é constante. Para essa capacitação, o município cedeu o espaço físico da escola, computadores e telão, além da capacitação realizada pelo Departamento de Esportes.

Para receber as mil crianças e adolescentes esperadas pelo Departamento de Esportes, o Recreio nas Férias montou uma equipe formada por três coordenadores de núcleo, dez monitores da ONG/OSCIP Pra Frente Brasil, vinte monitores contratados para este projeto e sete coordenadores, também contratados para o Recreio.

O prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, o Zé Parrella, que apóia totalmente a prática esportiva, fala sobre o programa. “São quarenta pessoas ligadas diretamente a essa iniciativa, mas tem muito mais gente envolvida, porque não podemos esquecer o motorista do ônibus, a enfermeira ou a merendeira que vai cuidar do almoço, por exemplo. Todos trabalham com muito empenho e carinho”, diz.

O coordenador Mário Frigieri Júnior revela mais detalhes sobre a equipe, que aguarda ansiosa o início do programa, no dia 25. “Essas pessoas já realizaram diversas atividades no programa Segundo Tempo, como voluntários. Agora, o Ministério dos Esportes fez um contrato temporário voltado ao Recreio nas Férias, já que todos eles têm uma ligação com o esporte”, explica.

Além dessa capacitação, os integrantes do programa se reuniram há cerca de duas semanas para tratar de temas gerais do Recreio nas Férias.

Coordenadores

Os coordenadores dos núcleos do Projeto Segundo Tempo/ Recreio nas Férias também participaram, em Jaguariúna, de um plano de capacitação.

Com oito horas de duração, o curso, realizado no dia 11 de janeiro pela ONG/OSCIP Pra Frente Brasil, reuniu 96 coordenadores de núcleos de todo o país, incluindo três ibateenses: Alexandro Alves de Santana, Leonardo da Silva Carmo e Mário Frigeri Júnior.

O objetivo do curso é planejar ações desenvolvidas durante o ano todo nos projetos Segundo Tempo/Recreio nas Férias, além de preparar estes profissionais para atender, cada vez melhor, as crianças e adolescentes. A capacitação também tratou de temas importantes como inclusão, higiene e como lidar com atitudes preconceituosas. “Estamos preparados para receber as crianças e jovens, dos 6 a 17 anos. Nosso objetivo é atender a todos, dando atenção de forma igualitária”, conta o coordenador Alexandro Alves de Santana.

Essa é uma ótima iniciativa para todos os jovens porque muitos pais não têm dinheiro para deixar os filhos viajarem ou não tem com quem deixá-los nas férias enquanto trabalham. O Recreio nas Férias proporciona atividades excelentes e gratuitas. Mesmo quem estuda em escola particular pode se inscrever.

Inscrições

O prazo para se inscrever vai até o dia 25, às 9 da manhã no Estádio Municipal, mas quem chegar depois desse prazo também será atendido. Informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (16) 3343 2323.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté


0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates