sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

São Carlos - Parque Ecológico apresenta filhotes de urso-de-óculos

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” de São Carlos apresenta pela primeira vez ao público o casal de filhotes de urso-de-óculos nascidos no próprio parque há seis meses. Os animais caminharão pela área visível aos visitantes neste sábado (23), das 8h às 9h30.

A equipe de educação ambiental do parque está organizando ainda uma eleição para escolha dos nomes dos filhotes. O parque recebeu da Europa o primeiro animal dessa espécie há mais de dez anos. O Parque Ecológico já conseguiu a reprodução do urso-de-óculos por diversas vezes. Os filhotes foram encaminhados para zoológicos de Curitiba, São Paulo e Ribeirão Preto.

O urso-de-óculos, cientificamente conhecido como Tremarctus ornatus, é a única espécie da família dos ursos cujo habitat é a América do Sul. O animal é encontrado nas florestas tropicais das encostas dos Andes, desde o norte da Bolívia até a Venezuela. O urso possui pelo negro e denso com uma mancha branca ao redor dos olhos, o que faz parecer que ele está usando óculos. Os indígenas nos Andes os chamam de Ucamaris e os espanhóis de Oso de Antiojos.

O animal macho da espécie pode pesar até 160 kg e as fêmeas chegam aos 80 kg, mas ao nascer os filhotes pesam menos de 500g, depois de uma gestação de aproximadamente 70 dias. O urso-de-óculos é um dos animais ameaçados de extinção.

O parque funciona de terça a domingo das 8h às 16h30, com entrada gratuita. Maiores informações podem ser obtidas pelo site
http://www.pesc.org.br ou pelo telefone 3361-4456.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates