domingo, 31 de janeiro de 2010

Saúde faz alerta para médicos e pacientes sobre substância usada para emagrecer

domingo, 31 de janeiro de 2010
A Secretaria de Estado da Saúde publicou no Diário Oficial, um alerta terapêutico para a substância sibutramina, bastante utilizada como remédio para emagrecer, e que está proibida na Europa desde o início da semana. O alerta é dirigido a profissionais de saúde e a pacientes que já utilizam a substância.

Entre as medidas descritas no alerta, está a orientação para que os médicos prescrevam o medicamento somente para pacientes obesos ou em sobrepeso (índice de massa corporal ≥30 kg/m2), maiores de 16 anos e que não apresentem risco cardiovascular conhecido, entre eles doença arterial coronariana (ataque cardíaco, angina), histórico de acidente vascular cerebral, arritmias cardíacas, falência cardíaca congestiva, doença arterial periférica e hipertensão não controlada.

Também é recomendado que pacientes em tratamento com medicamento contendo sibutramina procurem seu médico para discutir possíveis alternativas terapêuticas.

O Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo recebeu entre os anos de 2005 e 2010, 35 notificações classificadas como grave para suspeita de reações adversas envolvendo o medicamento sibutramina. Destas, um total de 17 notificações citavam reações adversas cardiovasculares, que envolviam taquicardia, parada cardiorrespiratória, dor no peito, aumento da pressão arterial, arritmia, bradicardia e palpitação cardíaca. Nenhuma notificação resultou em óbito.

“Esse alerta será repassado para profissionais de saúde para que a prescrição do medicamento possa ser diminuída”, afirma Adalton Guimarães Ribeiro, diretor técnico de Farmacovigilância.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates