sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Ibaté - Escolas municipais realizam Prova Brasil na próxima semana

sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Depois de passar pelo SARESP, escolas municipais preparam-se para mais um exame, que irá medir o nível de ensino nas escolas de todo país


Sem tempo de recuperar o fôlego depois do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), o Departamento de Educação de Ibaté já se prepara para a realização da Prova Brasil, que acontecerá de 30 de novembro a 4 de dezembro, envolvendo todas as escolas municipais e estaduais do município.
O prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, o Zé Parrella, novamente ressaltou a importância do exame. “Primeiro tivemos o SARESP, que é um exame a nível estadual. A Prova Brasil, diferentemente, já abrange todas as cidades do país. Mesmo um acontecendo após o outro, é sempre vantajoso participar dessas avaliações, que medem a qualidade do ensino e indicam as supostas falhas. Um método simples e eficiente para mostrar aonde precisamos melhorar e aonde estão nossos acertos”.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Departamento de Educação, Maria da Penha Celenza, o objetivo da Prova Brasil, assim como o SARESP, é melhorar a educação oferecida às crianças. “Diferente do SARESP, onde nossa adesão foi voluntária, a Prova Brasil é obrigatória e todas as escolas públicas, sejam elas estaduais ou municipais, têm que participar. Os organizadores traçam metas a serem atingidas, que são medidas através da nota atingida”. Ela explica que a Prova Brasil é realizada a cada dois anos, e que Ibaté, em 2007, já superou a meta estipulada para 2009. “Tivemos um ótimo desempenho em 2007. A meta de 2007 foi nota 4, e todas as escolas municipais daqui atingiram notas entre 4,8 e 5,7”. Ela conta que, neste ano, o desafio será maior. “Embora tenhamos alcançado um excelente resultado, nossa meta foi ampliada, pois a nota de 2009 terá que ser maior do que a de 2007, ou seja, teremos que atingir uma nota acima da meta nacional”.
A coordenadora técnica do Departamento de Educação de Ibaté, Lúcia Ap. Nunes Tonani, aponta algumas diferenças entre o SARESP e a Prova Brasil. “No SARESP, somente as escolas estaduais são obrigadas a participar, nós participamos voluntariamente. Também no SARESP, além das provas objetivas de português e matemática, os alunos têm que fazer uma redação. Na Prova Brasil não há redação. E, finalmente, enquanto o SARESP exige a participação de alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª série do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, só participam da Prova Brasil alunos da 4ª série do ensino fundamental”. Ela também conta que as provas vêm lacradas e, logo após a realização, são enviadas diretamente ao Ministério da Educação (MEC), que fará a correção das mesmas. “Teremos somente três aplicadores para as provas. Em Ibaté, são 24 salas de aula das escolas municipais para fazer a Prova Brasil, somando, aproximadamente, 690 alunos”, declara.
De acordo com a assessora geral de educação, Nélsia T. F. Monte, as expectativas são grandes. “Teremos cinco dias de aplicação de provas nas escolas, e os alunos terão três horas, no máximo, para realizá-las. Estamos tranquilas, pois durante as provas do SARESP, os alunos conseguiram manter muita calma”. Ela frisa, novamente, que o exame não tem a intenção de punir as escolas, mas detectar as falhas do ensino, para trabalhar em cima delas e, obviamente, eliminá-las. “Estamos confiantes em nossos alunos e também em nossos professores, que têm realizado um excelente trabalho em sala de aula”.

SARESP- Embora os resultados do SARESP estejam previstos somente para março do próximo ano, tanto Lúcia como Maria da Penha acreditam que já tiveram uma pequena, porém boa prévia do resultado das avaliações.
“Nós corrigimos as provas de redação e, pelo pouco que pudemos ver, os alunos foram muito bem”, afirma Maria da Penha. Ela conta que a preparação dos alunos foi muito bem feita, o que possibilitou um bom desempenho nas provas. “Nós pudemos sentir que os alunos tinham consciência da importância do SARESP quando fizeram a prova e, por isso, fizeram com muita responsabilidade e dedicação”.
Lúcia explica que, para a realização do exame, houve um planejamento detalhado de todas as etapas. “Antes da prova, o Departamento de Educação realizou ações de treinamento, vídeo-conferências, simulados, preparação de professores, diretores e coordenadores. Ou seja, por estamos muito bem preparados e informados em relação ao exame, além de observar os alunos em cada uma dessas etapas, é que temos a expectativa de bons resultados”, declara.
Zé Parrela felicitou-se com as prévias e afirma também esperar por bons números. “Não podemos ser precipitados, mas, por conhecer o ótimo trabalho e dedicação de nosso Departamento de Educação, tenho as mesmas expectativas positivas em relação ao resultado tanto do SARESP, como da Prova Brasil. A dedicação dos funcionários da educação para a melhora de nosso ensino é a maior garantia para atingirmos índices satisfatórios. Agora, é só esperar”, finaliza.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates