quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Palestra do meio ambiente e legalização dos condutores foram temas de evento em Brotas

quinta-feira, 26 de novembro de 2009






Em comemoração ao Dia do Rio e do Condutor de Turismo, a Prefeitura Municipal de Brotas, através das Secretarias de Turismo e Meio Ambiente, realizou evento no último dia 24 de novembro, no Centro Cultural. Diversos assuntos foram tratados dentro das temáticas do meio ambiente e turismo. Ao final do evento, um coffee foi oferecido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) aos participantes.

Marcos Scarabel, Secretário de Meio Ambiente, apresentou a palestra “Panorama Ambiental” sobre o município de Brotas. Os dados reunidos abordaram questões como os recursos hídricos, a coleta de lixo reciclável que é realizada no município e informações sobre a vegetação nativa. Um dos pontos positivos abordados na palestra foi que, desde 1986, Brotas realiza o tratamento do esgoto doméstico, sendo ressaltada por Marcos Scarabel, “como uma atitude pioneira no Estado de São Paulo”. A reciclagem do lixo é feita desde 2003 e em média, coleta-se 12 toneladas por dia. Esse número tem um aumento de até 30% nos finais de semana e feriado, em função do turismo. O objetivo é apresentar todos os dados reunidos em um curso, com quatro módulos, que será montado em 2010 e oferecido gratuitamente aos realizadores de atividades de turismo.

Durante o evento também foram apresentados resultados das análises de água e imagens da Expedição do Rio Jacaré Pepira Mirim, realizada em abril deste ano. A exploração teve início na nascente principal do rio, no município vizinho de São Pedro e se estendeu até a foz no Rio Tietê, em Ibitinga. As explicações foram apresentadas pela coordenadora da expedição e turismóloga, Alisângela Spigolon. Nos trechos não navegáveis, a exploração foi feita via transporte terrestre e nos demais lugares, utilizando pequenas embarcações. Foram identificadas a fauna e flora do rio e suas margens. O resultado da expedição pode ser conferido no endereço: www.jacarepepira.blogspot.com.

Ângelo Roberto Lazzari Junior, o Janjão, foi homenageado pelas Secretarias de Turismo e Meio Ambiente, como sendo um dos iniciadores das atividades de exploração do turismo e de preservação ao meio ambiente em Brotas.

A legalização das atividades de condutor de turismo foi outra questão abordada durante o evento pela Secretária de Turismo, Mônica de Moura Gasparini. Segundo dados apresentados pela Secretaria, cerca de 300 pessoas trabalham nas atividades de turismo, como instrutor, condutor, monitor e guia. O objetivo da palestra foi o de orientar os interessados em realizar o cadastro, tanto como autônomo, tanto como MEI (Micro Empreendedor Individual) e de ressaltar a importância da formalização perante à Prefeitura Municipal. Outras informações e orientações sobre a legalização das atividades podem ser obtidas no Departamento de Fiscalização, através do telefone: (14) 3653-9900 ramal 9904.

Plantio de mudas
Dentro das comemorações do Dia do Rio, crianças do “Espaço Amigo” realizaram plantio de mudas na manhã do dia 24 de novembro, no Parque dos Saltos. Total de 150 árvores foram plantadas às margens do Rio Jacaré Pepira Mirim, com o auxílio dos estudantes. O número de mudas plantadas em Brotas esse ano pela Prefeitura Municipal e nas ações em parceria com empresas privadas soma 86.573 árvores.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Brotas/SP

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates