sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Em SP, São Carlos é única que se destaca em ações sociais

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome esteve na quarta e quinta-feira (24 e 25) em São Carlos para conhecer o projeto Ciranda Cultural desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e Coordenadoria de Artes e Cultura, com os beneficiários do Bolsa-Família.

São Carlos foi a única cidade do Estado de São Paulo escolhida pelo MDS para a realização de uma pesquisa sobre ações de trabalho social com famílias. Em todo o país, são 16 cidades que receberão a visita do governo federal.

Na região Sudeste, além de São Carlos, os outros municípios são Tenente Portela (RS), Canoinhas (SC), Cidade Gaúcha (PR), Paraty (RJ), Belo Horizonte e São João das Missões (MG).

De acordo com Alice Gambardella, consultora do Ministério do Desenvolvimento Social, foram indicadas cidades de diferentes tamanhos e regiões do país para ser feito o estudo de campo sobre metodologias de trabalho social com famílias no âmbito do Serviço de Atenção Integral à Família desenvolvidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Estamos visitando essas 16 cidades que se destacaram nas ações sociais com famílias para estudarmos ideias que poderão ser adotadas em outros municípios do país”, explica Alice.

Entre os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de São Carlos, que despertou o interesse do Ministério, está o Ciranda Cultural, que oferece oficinas de dança, música, literatura, hip hop, cultura popular, teatro, audiovisual, circo e artes visuais às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família nos CRAS da cidade. Somente no segundo semestre deste ano, foram oferecidas 2 mil vagas nas oficinas espalhadas por todos os bairros.

“O MDS teve acesso ao nosso projeto, pois no ano passado inscrevemos o Ciranda Cultural no Observatório de Boas Práticas na Gestão do Programa Bolsa-Família. Um espaço aberto no site do Ministério para todas as cidades mostrarem o que tem realizado nesta área”, informa Ligia de Souza Gomes, supervisora de unidade da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

Mostra CRAS
A representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome acompanhou, na quarta-feira (25), a Mostra do CRAS Vila São José, no bairro Maria Stella Fagá, uma feira com exposições e demonstrações dos cursos que estão sendo desenvolvido nos CRAS e centros comunitários do município.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates