sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Ibaté - Alunos das escolas municipais fazem homenagem ao dia da Consciência Negra

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Materiais recicláveis são matéria-prima para os trabalhos que inserem a temática na escola

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, os alunos das escolas municipais Antônio Deval e Brasilina Teixeira Ianoni, com muita arte e criatividade, realizaram exposição de trabalhos e apresentação de histórias no pátio da escola.
O prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, o Zé Parrella, frisou a importância da temática na vida dos alunos. “É na escola que as crianças passam grande parte de seu tempo, e esse assunto no ambiente escolar é de grande importância”.
Ele enfatizou que os valores são construídos através do que é ensinado pelos pais e também professores. “Mostrar a importância do negro às crianças, desde cedo, pode ajudar a acabar com o preconceito racial que, infelizmente, ainda é muito forte em nosso País”.
Na escola Antônio Deval os alunos utilizaram materiais recicláveis e transformaram garrafas pet, cartazes de papelão, entre outros materiais, em trabalhos que representam a cultura negra, atraindo a atenção de pais e professores.
De acordo com a diretora da escola, Edileuza Duartis Aprea, desde 2005 exposições com essa temática são realizadas. “Não tínhamos um dia específico para confeccionar e expor os trabalhos, mas sempre fizemos questão de trabalhar esse tema, já que a cultura negra é a origem de todos os brasileiros, inclusive dos loiros de olhos azuis”.
Edileuza conta que, com a exposição, os alunos negros da escola sentem que também são importantes para a sociedade. “Nós fazemos muita pesquisa antes de montar a exposição, pois acho muito importante explicar nossa origem, de maneira correta e bem fundamentada. E quando mostro para os alunos que nossa origem é a mesma, aqueles que são negros também sentem-se importantes”.
Já na escola Brasilina Teixeira Ianoni, além da exposição de cartazes, alunos da 4ª série apresentaram a história “Ulomma – A casa da beleza”, da escritora Denise Nascimento. “A principal mensagem que objetivamos passar aos alunos foi a de que a cor não faz o ser humano, mas sim o caráter de cada um. Dessa forma, eles puderam refletir sobre o preconceito e a discriminação”, declarou a diretora, Vera Lúcia Trevisan.
Os curiosos e admiradores da temática ainda podem apreciar os trabalhos. As exposições, que já estão montadas desde o início da semana, ficarão expostas até o mês de dezembro, quando, aos poucos, serão substituídas pelos trabalhos de temática natalina.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates