quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ibaté - Prefeitura disponibiliza transporte para doadores de sangue

quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Foto: Dr. Oswaldo Pontieri

Dando um bom motivo para comemorar o dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, ibateenses se reúnem para doar sangue no hemonúcleo da Unesp

Em razão ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25, a Prefeitura de Ibaté, através do seu Departamento de Saúde, irá enviar 60 pessoas para doarem sangue, voluntariamente, ao hemonúcleo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, na próxima sexta-feira, 27.
O assessor geral de saúde, Dr. Caio Martins de Oliveira, providenciou um ônibus, custeado pela prefeitura, para levar os doadores até Araraquara e, assim, ampliar o estoque de sangue do hemonúcleo. “É mais fácil encaminharmos as pessoas até lá, do que fazer com que os funcionários do hemonúcleo se desloquem até Ibaté, tendo que trazer todos os aparelhos que utilizam para a coleta e armazenamento de sangue”.
O Hospital e Maternidade de Ibaté tem um contrato com o hemonúcleo da Unesp, que funciona 24 horas por dia. Mesmo que em Ibaté, raramente, transfusões de sangue sejam feitas, sempre que necessário, não importa o horário, o hemonúcleo fornece o sangue, na quantidade precisa.
O prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, ressalta que essa ação é muito importante. “Sempre que nosso hospital precisa, recorremos ao hemonúcleo de Araraquara. Por isso, o fato de estarmos custeando o transporte para essas pessoas, voluntariamente, doarem sangue”.
Já em relação às doações de sangue, o médico e chefe da hematologia e hemoterapia do hospital de Ibaté, Dr. Oswaldo Antonio Pontieri, afirma que as pessoas devem olhar o Dia Mundial do Doador de Sangue como o Dia da Solidariedade. “As pessoas devem pensar na doação como se um de seus familiares estivesse precisando dela. É possível salvar vidas com esse simples gesto que, infelizmente, é muito escasso hoje, em nosso país”.
O enfermeiro chefe do hospital, Luiz Henrique de Oliveira, informa que, mesmo não tendo uma agência de transfusão em Ibaté, os moradores da cidade que tiverem interesse em doar sangue, podem se dirigir até ao hospital e um transporte é providenciado para levá-los até o hemonúcleo. “Não só necessariamente na sexta-feira, as pessoas que quiserem doar sangue devem nos procurar, pois forneceremos o transporte para encaminhá-las até a vizinha Araraquara”.
Parrella destaca que não existem desculpas para não colaborar com a campanha de doação de sangue, que este ano tem como tema “Ajudar tá no sangue”. “Todos podem e devem ajudar a ampliar os estoques de sangue do Brasil, começando pela nossa cidade”.
Para a doação de sangue, algumas instruções e pré-requisitos, enumerados abaixo, devem ser seguidos:

Condições básicas para doar sangue:
-Sentir-se bem com a saúde;
-Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional;
-Ter entre 18 e 65 anos de idade;
-Ter peso acima de 50kg.

Recomendações para o dia da doação:
-Nunca doar sangue em jejum;
-Fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
-Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
-Evitar alimentos gordurosos;
-Evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação.

Quem não pode doar?
-Quem teve diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade;
-Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
-Pessoas expostas à doenças transmitidas pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;
-Usuários de drogas;
-Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos, nos últimos 12 meses.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates