sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Alerta à população - Golpes estão sendo aplicados com maior frequência em nossa região

sexta-feira, 20 de novembro de 2009


Alguns golpes estão sendo aplicados em nossa região por parte de bandidos muito "especializados". Os golpes são mais comuns nesta época do ano, tendo em vista as festividades de Natal e Ano Novo. O especialista em Segurança Pessoal e Patrimonial, Jayme F. Fallaci, explica que nesta época do ano, o dinheiro circula com maior intensidade no comércio. "Com as compras de fim de ano há uma tendência maior das pessoas caírem neste tipo de golpe, pois os marginais se aproveitam da simplicidade e do pouco conhecimento que elas tem do modus-operandi da bandidagem", afirma o especialista. Segundo Fallaci na maioria dos casos os marginais se aproveitam das vítimas, escolhem um número de celular aleatoriamente e, ligando para essas pessoas, fazem ameaças de morte contra algum (suposto) familiar da vitima escolhida. Eles ordenam para que a vítima deposite alguma quantia em dinheiro ameaçando matar seus parentes, caso não lhe sejam entregues as quantias exigidas. Na maioria das vezes, as vítimas são pessoas idosas ou pessoas humildes que caem neste tipo de golpe, talvez pelo desconhecimento ou desinformação com que são levadas facilmente pelas conversas envolventes e intimidadoras dos golpistas. Estas pessoas ficam a mercê dos bandidos e, fragilizadas diante das ameaças, culminam por aceitar a exigencias dos marginais. Logo depois caem em sí e percebem que foram vitimas de um engodo!

Atualmente há uma enorme variedade desses tipos de golpes cada vez mais comuns hoje em dia. Dentre eles destacamos alguns:

O golpe do bilhete premiado
Esta modalidade criminosa é tão antiga que dispensa maiores comentários. Apesar de muito "manjada", infelizmente muitas pessoas ainda caem nesse engodo. Para evitar esse tipo de golpe, basta refletir para a lógica de que ninguém irá dar a outra pessoa, um bilhete premiado, pois de acordo com o velho ditado popular, "quando a esmola é demais, o santo desconfia"!

O golpe do veículo acidentado
Este tipo de golpe, com relação ao "modus-operandi" dos marginais, tem características semelhantes aos tradicionais e já muito "manjados" golpes contra a pessoa e o patrimônio, com a ressalva que o contato com a vitima é feito através do celular. Nele o marginal envolve a vitima baseado no estado emocional que ela irá apresentar ao receber a noticia de que um parente proximo ou familiar direto, está envolvido num grave acidente. Quanto mais a vitima mostrar desespero e nervosismo, mais fácil ficará para o marginal obter sucesso na sua ação criminosa. São inumeros os argumentos utilizados pelos marginais, mesmo que absurdos e sem lógica nenhuma, ex: "seu filho bateu no meu carro importado, e para que eu deixe de fazer ocorrencia, deposite um valor em dinheiro na conta que eu vou lhe passar o numero". "seu filho sofreu um acidente grave e está muito ferido. Deposite um valor em dinheiro neste numero de conta bancária, para custeio do socorro". Ao entrar em desespero, a própria vitima, mesmo sem perceber acaba por passar informações pessoais, que irão facilitar a ação do criminoso.

O golpe da casa ou carro sorteados em programa de televisão
Normalmente enviados por criminosos através de torpedos SMS de celulares, geralmente utilizando-se de nomes de programas de TV , e o já conhecido golpe do Cartão pré pago de celular, onde a vítima é induzida a comprar vários cartões deste tipo e ainda enviar o código de recarga ao marginal.

"Outro golpe muito utilizado pelos marginais é o Golpe da Recompensa
Neste tipo de ação criminosa o marginal em geral age próximo a bancos e lojas, e sutilmente deixa cair aos pés da vitima, um cartão de credito, um talonario de cheques ou outro documento qualquer. A vitima no afã de pegar o documento para entregar ao golpista, é rapidamente envolvida pela conversa gentil do marginal que, agradecendo, oferece como recompensa um presente. Em seguida induz a vitima a entrar numa loja proxima para escolher uma mercadoria do seu gosto, dizendo que ele (o marginal) irá pagar como forma de agradecimento. Nesta ação os marginais envolvem com mais frequencia as mulheres. Entretanto isto não é regra geral, pois podem envolver também pessoas do sexo masculino. Estes marginais tem uma capacidade grande de interagir com a situação, iludindo as vitimas a deixar a bolsa (no caso de mulheres) com eles, alegando que ao entrar na loja um sistema de bloqueio eletronico irá travar impedindo o acesso. A vitima confia no criminoso e quando ela retorna, não mais encontra o marginal que fugiu levando seus pertences. Um detalhe importante é que a maioria das abordagens são feitas por duplas de mulheres de boa aparencia e bem vestidas", alerta J.Fallaci. O especialista orienta para que as pessoas, diante de qualquer situação parecida com os casos abordados nesta reportagem, procurem manter a maxima calma possivel e verifiquem todas as informações que possam esclarecer melhor a situação, para evitar ser vitima desses golpes. Informe a policia militar através do telefone 190, e/ou 181 disque denúncia da policia civil, pois os policiais são treinados para sua orientação. Vale lembrar que os crimes aqui descritos estão capitulados no Código Penal nos artigos 171 (estelionato) e 158 (extorsão).

Renato Fernandes - Aconteceu Virou Notícia

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates