terça-feira, 24 de novembro de 2009

Brotas - Comemorações resgataram história da comunidade negra

terça-feira, 24 de novembro de 2009













Brotas realizou programação especial nas comemorações de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e do “Zumbi dos Palmares”. As atividades foram organizadas pela Prefeitura Municipal de Brotas, através da Diretoria de Cultura. Mesmo a data não sendo feriado em Brotas, o objetivo foi comemorar a inserção do negro na comunidade e resgatar costumes.
Na sexta-feira, dia 20, aconteceu a Missa Afro, na Igreja Matriz, celebrada pelo Padre Sandro de Souza Portela, com participação da comunidades brotenses e do grupo de Moçambique Zumbi dos Palmares de Uberaba/MG. Os andores com as imagens de santos representavam as comunidades brotenses de Santa Cruz; Nossa Senhora das Brotas; Nossa Senhora Aparecida; São Francisco; São Judas; São Benedito; Rosa Mística; São João; Nossa Senhora das Dores e também uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Os andores foram confeccionados pela equipe da Cultura, com apoio das comunidades, sob supervisão do Diretor de Cultura, Carlos Alberto Rebecca.
No ofertório também foram apresentadas oferendas à Deus, com pratos de frutas, bolos, ervas aromáticas, que após serem benzidas, foram entregues aos presentes na missa. O tema da celebração foi “Negritude, Perdão e Saúde”. “O objetivo das oferendas é para sensibilizar a comunidade no sentido da justiça, comunhão e solidariedade, para que ninguém passe falta do essencial para viver”, ressalta Maria Aparecida da Silva, representante da Pastoral Afro de Brotas.
A igreja também foi decorada com flores e cores, tudo dentro da temática do resgate da história dos negros. “Os povos são como as flores, diferentes nas formas e nas cores, porém, essenciais para compor a expressão do Criador”, explicou Maria Aparecida.
No sábado, dia 21, a programação começou com a Feira Regional de Artesanato, na Praça Amador Simões. Diversos produtos foram comercializados, entre eles sabonetes decorados; velas tropicais; bijuterias em metal, linha e papel; decoração em madeira; arte em bambu; mosaicos; recicláveis; biscuit; bolsas, tapetes e tatuagens em henna. A noite aconteceu a solenidade de abertura do evento, com desfile de penteados afros; apresentação dos alunos do grupo de Capoeira de Brotas; também participação do Grupo de Moçambique Zumbi dos Palmares de Uberaba e encerramento com show de samba com Keila Regina e Grupo “Agora é Samba”.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Brotas/SP

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates