sábado, 21 de novembro de 2009

Morre Herbert Richers, produtor de cinema araraquarense

sábado, 21 de novembro de 2009
Pioneiro na dublagem, Herbert Richers nasceu em Araraquara, em 1923

Dublagens feitas pela empresa de Herbert Richers foram exibidas em diversas emissoras da tevê brasileira e nas telas de cinema

Morreu na madrugada de ontem, aos 86 anos, no Rio de Janeiro, o produtor de cinema Herbert Richers, nascido em Araraquara, que ficou conhecido pelos trabalhos de sua empresa de dublagem de filmes estrangeiros, Herbert Richers S.A., pioneira do ramo no Brasil e considerada uma das maiores da América Latina. Ele estava internado na Clínica São Vicente, na cidade carioca, e morreu em decorrência de problemas renais. Seu corpo seria cremado no Cemitério Memorial do Carmo.

Herbert Richers nasceu em Araraquara, em 11 de março de 1923. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1942 e, na década de 1950, fundou sua empresa de distribuição de filmes. Na mesma época, também fez produções da Atlântida e, na década de 1960, produziu obras cinematográficas de destaque, como “Vidas Secas” (1963), de Nelson Pereira dos Santos, e “Bonitinha, mas Ordinária” (1963). Mas foi a partir de viagem aos EUA que trouxe a ideia e a prática de começar a fazer dublagem e legendas para filmes de outros países, atividade que coincidiu com a propagação da televisão no Brasil.

Dublagem

As dublagens feitas pela empresa de Herbert Richers foram exibidas em diversas emissoras da tevê brasileira. Além de uma lista enorme de filmes, entre os trabalhos de sua empresa estão a adaptação das falas de seriados e novelas como “Chiquititas”, “Alf, o E.Teimoso”, “A Gata e o Rato”, “Família Dinossauro” e “Monk”. Também a dublagem de desenhos animados, sucessos como “Caverna do Dragão”, “He-Man”, “Popeye” e “O Show de Pica-Pau”. Além de obras para televisão, pelas quais seu nome ficou conhecido – porque era sempre anunciado por um locutor –, a empresa de Richers também fazia dublagens para filmes exibidos no cinema.

AE

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates