sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Araraquara vai realizar campanha contra Hepatite C

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
O Prefeito Marcelo Barbieri – PMDB esteve reunido ontem, com integrantes da Ong "C Tem que Saber C Tem que Curar" para discutir a realização, no Município, de uma campanha contra a Hepatite C. A campanha além de focar o trabalho preventivo, objetiva promover a capacitação de profissionais da saúde e divulgar o assunto à população, já que a doença atinge cerca de 4 milhões de brasileiros e muitos não sabem que são portadores do vírus.

O encontro aconteceu a convite do Prefeito, que conheceu o trabalho da Ong em outubro do ano passado durante o evento Ação Global, realizando em Araraquara. Nessa ocasião, foram oferecidos à população testes de detecção precoce da doença. Segundo Marcelo, é importante que a divulgação desse tema seja feita em toda a região, por isso convidou a Ong para participar de uma reunião da Associação dos Prefeitos da Região de Araraquara - APRA, que está prevista para o dia 22 de janeiro, em Itápolis.

Conforme o Presidente da Ong, Luiz Francisco Gonzalez Martucci, esse trabalho de conscientização vem sendo feito pela Ong em vários municípios e será realizado pela primeira vez em Araraquara. O evento contará com palestras e distribuição de materiais informativos, além do teste de detecção precoce. "Mais difícil do que tratar a Hepatite C é dar visibilidade a esse tema. A cada mil testes realizados são identificadas de 15 a 30 pessoas infectadas que não sabiam que tinham a doença", completou.

Ele salienta ainda, que o Brasil possui um dos maiores índices de cura da doença. Isso se deve à grande adesão dos pacientes ao tratamento, que é realizado em Centros Assistidos presentes em várias cidades do país. A Hepatite C é causada por um vírus que ataca o fígado de forma lenta, sem sintomas físicos para o portador. O vírus quase sempre destrói o fígado da pessoa, ocasionando, na maioria das vezes, cirrose e câncer hepático. A evolução do dano hepático é diferente para cada indivíduo, podendo levar até 20 anos para a manifestação da doença. Quando detectada precocemente, a Hepatite C tem tratamento, inclusive gratuito. A Hepatite C tem cura.

A transmissão da Hepatite C ocorre pelo sangue. Não há comprovação de contaminação por fluidos corporais, como saliva, suor, lágrimas, sêmen ou leite materno - a mãe contaminada pode amamentar. Não ocorre contaminação de Hepatite C por meio de abraços, beijos, ou pelo compartilhamento de pratos, copos, talheres ou roupas. A contaminação sexual é possível, porém muito rara - somente em casos de ferimento nos órgãos genitais. Atualmente, os maiores fatores de risco de contaminação são pelo compartilhamento de utensílios empregados para o uso de drogas, injetáveis ou aspiradas, que representam dois terços das novas infecções, e acidentes com objetos cortantes ou com instrumentos de manicure ou pedicure.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates